O Twitter lançou uma nova funcionalidade que altera a forma como as mensagens são apresentadas nas timelines (página principal) dos utilizadores. A rede social já confirmou a informação, indicando que a funcionalidade se chama “mostrar primeiro os melhores tweets“.
De acordo com o jornal The Guardian, a nova funcionalidade tem por base um algoritmo que seleciona os “melhores tweets” e os apresenta no topo das timelines. No entanto, para já, o utilizador terá a liberdade de a desativar se assim o entender. E mesmo que não o faça, os tweets continuarão a aparecer por ordem cronológica logo abaixo desta nova secção.
O número de tweets a apresentar deverá variar consoante o número de contas que o utilizador segue e o tempo em que esteve fora. Vários utilizadores já têm acesso à funcionalidade, que deverá estar disponível para todos até à próxima semana. Ficará disponível no site e aplicações móveis iOS e Android da rede social, escreve o jornal britânico.
This is how you can activate Twitter's new Home timeline feature once it rolls out to all users (via Twitter) pic.twitter.com/i1afPh04pZ
— Brian Ries (@moneyries) February 10, 2016
Em comunicado, a rede social justifica a alteração com o facto de muitos utilizadores seguirem “centenas — ou mesmo milhares — de pessoas no Twitter” e que, por vezes, pode haver “a sensação de que se perderam os tweets mais importantes”. “Nós já vimos que as pessoas que usam esta funcionalidade têm tendência a retweetar e a tweetar mais, criando mais comentários e conversas ao vivo, o que é ótimo para toda a gente”, explica Mike Jahr, Senior Engineering Manager da empresa.
Rumores acerca desta alteração já tinham circulado na rede social durante o fim de semana, com alguns utilizadores a reagirem de forma negativa. A mudança junta-se a outras que já estarão na calha para serem introduzidas em breve. Por exemplo, a Re/Code avançou em janeiro que o Twitter estaria a planear aumentar o limite das mensagens de 140 para 10.000 carateres.
As mudanças serão a resposta da empresa ao fraco crescimento da rede social, em comparação com outras. Em 2015, o número de utilizadores ativos terá estagnado perto dos 300 milhões e, com estas mudanças, a empresa estará a espera de conseguir angariar novos utilizadores.
Editado por Filomena Martins