Neurociência

Comer chocolate faz bem à inteligência? É bem possível, seus gulosos

5.737

Um estudo chegou à conclusão que o consumo de chocolate estará relacionado com melhores funções cognitivas cerebrais, como a memória visual e espacial, memória de trabalho ou o raciocínio abstrato.

Getty Images

Comer chocolate pode fazer mal aos dentes – pelo menos é o que nos ensinam desde crianças. Mas, sabe-se agora, pode fazer-nos mais inteligentes. Isto de acordo com um novo estudo onde se concluiu que o consumo de chocolate estará relacionado com uma melhor função cognitiva cerebral. De acordo com a investigação, publicada no jornal Appetite, o consumo de chocolate tem estes benefícios “independentemente de outros hábitos alimentares”.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores debruçaram-se sobre dados recolhidos durante uma investigação anterior em que os habitantes na cidade de Syracuse, no estado de Nova Iorque, foram avaliados em relação aos fatores de risco alimentares para as doenças cardiovasculares ao mesmo tempo que eram sujeitos a uma série de testes para medir as funções cognitivas.

Assim, verificou-se que comer chocolate estava positivamente associado a funções como a memória visual e espacial, memória de trabalho ou o raciocínio abstrato.

Já não é a primeira vez que o chocolate é tema de estudos relacionados com a saúde. Em outras investigações, com maiores amostras e mais sólidas, associaram o consumo do doce a benefícios para o coração e a circulação, com redução ao risco de doenças cardiovasculares.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

Índices: orgulho e preconceito

João Araújo

Erradicar os índices seria levar a humanidade para a idade da pedra. Em algumas áreas (como na Educação) eles estão sob fogo cerrado, como sucede a tudo que exponha os seus embustes e maus resultados.

FC Porto

João Félix (e youth league) /premium

João Marques de Almeida
145

Uma mensagem para todos os portistas. Vamos dar os parabéns ao Benfica, esquecer os árbitros, ganhar ao Sporting na final da Taça e apostar nos nossos jovens jogadores nas próximas épocas. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)