FFMS

Frente a frente: Guterres e Durão

Os dois portugueses mais poderosos a nível internacional, Durão Barroso e António Guterres, têm uma oportunidade de debater o mundo. É hoje às 22h, na RTP1.

Autor
  • Diogo Queiroz de Andrade

Durão Barroso foi primeiro-ministro entre 2002 e 2004 e presidente da Comissão Europeia entre 2004 e 2014. António Guterres foi primeiro-ministro pelo PS entre 1995 e 2002 e alto-comissário das Nações Unidas para os refugiados entre 2005-2015.

Acumulam entre os dois uma notável experiência internacional e serão dos mais qualificados para entender – e explicar – como é a geopolítica do século XXI. Daí o interesse deste debate, organizado pela RTP e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), que será moderado por Paulo Dentinho e António José Teixeira.

Os temas já anunciados prendem-se com a atualidade do mundo: terrorismo, refugiados, alterações climáticas, revolução digital e o futuro da Europa. Paulo Dentinho, diretor de informação da RTP, anuncia o que esperar deste debate.

Os entrevistados foram também figuras decisivas para moldar o mundo que hoje irão debater. Durão Barroso participou na cimeira das Lajes, que abriu caminho à segunda guerra do Iraque. Guterres confrontou-se com as exigências dos diferentes estados-membros da União Europeia na recente crise dos refugiados, tendo gerido de perto várias crises de refugiados um pouco por todo o planeta.

Alguns destes temas foram já abordados na Revista XXI deste semestre, editada pela FFMS, que inclui também uma entrevista a Durão Barroso.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Mar

Duas doses de espinhas para levar

Miguel Herédia

Num horizonte já não muito distante, é possível que as espinhas venham a ter mais valor do que o peixe que comemos, sobretudo por via das indústrias farmacêutica e nutracêutica.

Desigualdade

Estudar é para todos?

José Ferreira Gomes

Todos os jovens merecem igual consideração e há que evitar oferecer diplomas sem valor futuro no mercado de trabalho. O facilitismo só vem prejudicar os jovens, em especial os socialmente mais frágeis

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)