Durão Barroso foi primeiro-ministro entre 2002 e 2004 e presidente da Comissão Europeia entre 2004 e 2014. António Guterres foi primeiro-ministro pelo PS entre 1995 e 2002 e alto-comissário das Nações Unidas para os refugiados entre 2005-2015.

Acumulam entre os dois uma notável experiência internacional e serão dos mais qualificados para entender – e explicar – como é a geopolítica do século XXI. Daí o interesse deste debate, organizado pela RTP e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), que será moderado por Paulo Dentinho e António José Teixeira.

Os temas já anunciados prendem-se com a atualidade do mundo: terrorismo, refugiados, alterações climáticas, revolução digital e o futuro da Europa. Paulo Dentinho, diretor de informação da RTP, anuncia o que esperar deste debate.

[jwplatform SUnikHP1]

Os entrevistados foram também figuras decisivas para moldar o mundo que hoje irão debater. Durão Barroso participou na cimeira das Lajes, que abriu caminho à segunda guerra do Iraque. Guterres confrontou-se com as exigências dos diferentes estados-membros da União Europeia na recente crise dos refugiados, tendo gerido de perto várias crises de refugiados um pouco por todo o planeta.

Alguns destes temas foram já abordados na Revista XXI deste semestre, editada pela FFMS, que inclui também uma entrevista a Durão Barroso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR