A bomba caiu na noite de quarta-feira, via Mesa Marcada: José Avillez prepara-se para abrir um novo espaço: o Bairro do Avillez. “Por enquanto, só se sabe que vai ser, literalmente, em grande e fica em Lisboa. No Chiado, como de costume”, escreveu Duarte Calvão, um dos autores do blogue. Um comunicado posterior, ainda na mesma noite, confirmou-o, mas sem entrar em grandes detalhes. Tudo somado, o projeto ainda está envolto numa dose considerável de mistério. As tentativas do Observador para o desvendar, junto de fontes próximas do chef, confirmaram que neste caso, e por enquanto, o segredo parece mesmo ser a alma do negócio. Eis o que se sabe até agora:
Não vai ser apenas um restaurante
O espaço vai reunir diferentes conceitos, e não apenas um. Segundo o comunicado, estes deverão abrir “de forma progressiva, a partir de maio”. Esse é o objetivo, mas não há compromisso para uma data definitiva, para salvaguardar possíveis atrasos no arranque.
Vai ser no Chiado
E nem podia ser de outra forma. O Bairro do Avillez vai ficar naquele que já era, em certa medida, o bairro do Avillez, o Chiado. É aí, num raio de alguns metros, que o chef concentra todos os seus restaurantes lisboetas: o Belcanto (que reabre em março com novidades), o Cantinho do Avillez, a Pizzaria Lisboa, o Mini Bar e o Café Lisboa. O Bairro do Avillez vai ficar um pouco afastado dos restantes, no número 18 da Rua Nova da Trindade, perto da histórica cervejaria Trindade, no edifício que acolhe a Academia dos Amadores de Música.
O espaço é amplo
Como se pode ver na imagem acima, espaço não faltará para o chef concretizar as suas intenções. Estas passam por criar “um bairro inspirado nos bairros lisboetas” e nas suas memórias. O chef acrescenta que a intenção é que o espaço esteja “repleto de pormenores deliciosos”, para espelhar as vivências de Lisboa, “simultaneamente típica e cosmopolita”.
As obras decorrem em bom ritmo
Uma visita ao novo espaço durante o dia deixou perceber que a coisa já está a ganhar alguma forma. “Sabe o que vai ser?”, perguntou-se a um dos homens que manejava a betoneira. “Vai ser um restaurante”, atirou, desconhecendo, provavelmente, o conceito do projeto. E é grande? “É muito grande, tem espaço lá para trás que nunca mais acaba.”
A ideia de pegar no espaço não é nova
Segundo revela o chef, este espaço já lhe tinha caído no goto há algum tempo. E terá sido amor à primeira vista. “Conheci este espaço há cerca de 5 anos e apaixonei-me logo por ele”, conta.
O chef está a contratar pessoal (provavelmente para o Bairro)
Ainda antes de o projeto ser divulgado, já José Avillez divulgara uma oferta de trabalho através da sua página de Facebook. Não explicita o propósito mas, tendo em conta a posterior comunicação do projeto, pode supor-se que será para fazer parte da equipa do Bairro do Avillez.
Gostaria de trabalhar no Grupo José Avillez? Procuramos Empregados de Mesa (m/f) e Empregados de Bar (m/f) para...
Posted by José Avillez on Wednesday, 24 February 2016