Primeiro no Kansas e no Maine. Segundo no Kentucky e no Louisiana. Os resultados dos caucus deste sábado foram positivos para Ted Cruz que aumentou a pressão sobre o rival Donald Trump, à frente na corrida, tendo vencido nos dois Estados com mais delegados. Do lado dos democratas, Hillary Clinton permanece mais tranquila, num confortável primeiro lugar, embora Sanders tenha alcançado a vitória em dois dos três Estados a votos.

A participação no Kansas duplicou a de 2012 e valeu uma vitória ao Senador Ted Cruz, que reuniu 48% dos votos, enquanto Trump se ficou pelos 23%, Rubio pelos 17 e John Kasich com 11%. Também no Maine, Cruz derrotou Trump, ficando 13 pontos percentuais à frente do magnata (reunindo 46% dos votos). Porém, nos Estados com mais delegados, Donal Trump levou a melhor, tendo vencido com 41% dos votos no Louisiana e com 36% no Kentucky. Cruz não ficou muito atrás, com 38 e 32% dos votos, respetivamente.

Com estes resultados, Ted Cruz encurtou a distância de delegados face a Donald Trump. Os 64 conquistados este sábado permitiram-no terminar o dia com um total de 295 delegados. Já Trump segue em primeiro, com 378, tendo obtido mais 49 este sábado. O candidato republicano à Casa Branca precisa de reunir 1.237.

Quem voltou a sair mal na figura foi Marco Rubio, que não conseguiu melhor do que um terceiro lugar. Até agora, Rubio ganhou apenas no Minnesota. Com 123 delegados, está cada vez mais longe dos dois adversários. Ontem, tanto Donald Trump como o próprio Ted Cruz disseram que é hora de Marco Rubio e Kasich (do Ohio) desistirem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cruz explicou que é preciso haver menos divisões, menos alternativas, pois isso só dá vantagem a Donald Trump. Já o magnata Trump afirmou que “Rubio teve uma noite muito má” e que “não tem conseguido ganhar”, por isso “está na hora de desistir”.

Hillary perdeu em dois Estados mas segue segura em primeiro lugar

Do lado dos democratas, Hillary Clinton segue em primeiro, com 1.121 delegados, contra os 479 do rival Bernie Sanders, apesar de este sábado ter perdido para o Senador Bernie Sanders em dois Estados (Nebrasca e Kansas). Clinton levou a melhor com mais delegados em jogo (Louisiana), tendo arrebatado 71% dos votos. Sanders ficou-se pelos 23%.

Para garantir uma nomeação e poder, assim, concorrer à Casa Branca, o candidato democrata precisa de reunir 2.383 delegados.

Com muitas votações ainda pela frente, as atenções estão agora voltadas para a próxima terça-feira, dia 15 de março, onde irão participar os estados da Florida, Illinois, Ohio, Missouri e Carolina do Norte.