O comissário europeu para as migrações, Dimitris Avramopoulos, afirmou esta quinta-feira que “se a recolocação não funcionar, todo o sistema vai colapsar”, em declarações depois de uma reunião dos ministros da Justiça e do Interior da União Europeia (UE).

Em conferência de imprensa, o responsável comentou que os números de recolocação “continuam a ser muito baixos”, ao terem sido apenas colocadas 885 pessoas e que vários países “ainda não se ofereceram” para receberem refugiados.

Com a presença da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, na reunião foi tratada ainda a necessidade de repor as regras da livre circulação no espaço Schengen, que inclui 26 países, e o apoio à Grécia, que enfrenta uma crise humanitária.”É um problema europeu e requer uma solução europeia”, resumiu Avramopoulos.

Num balanço sobre o funcionamento das equipas de receção e registo (‘hotspots’), o responsável afirmou haver um “progresso tangível” e que estará para breve a entrada em funcionamento dos três ‘hotspots’, em falta, em Itália.

Nas conclusões divulgadas após a primeira parte do encontro, os Estados-membros foram convidados a acelerar o processo de registo de migrantes, intensificar investigações, recolher e trocar informações sobre tráfico de pessoas, incluindo com a Europol e Eurojust.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR