A filha do príncipe William e de Kate Middletton comemora esta segunda-feira o seu 1.º aniversário. Para assinalar a data, a família real britânica cedeu quatro novas fotografias da pequena princesa Charlotte. Durante este primeiro ano de vida, a bebé já recebeu presentes de todo o mundo. Na lista de ofertas agora atualizada há presentes de 64 países, de um rei, duas rainhas, quatro presidentes e de três primeiros-ministros.

Foi na manhã de 2 de maio de 2015 que o anúncio foi feito à porta do hospital de St. Mary, onde se acotovelavam curiosos e jornalistas ansiosos por saber o sexo do segundo filho do prínicipe William e de Kate Middleton. Escassas horas depois apareceu Kate à porta com a pequena Charlotte nos braços, naquela que seria a sua primeira aplicação pública.

Aos seis meses, a família real libertou algumas imagens da pequena Charlotte. Este domingo, antes do dia do seu primeiro aniversário, novas fotos: quatro imagens da pequena princesa ora num vestido cor-de-rosa, ora num vestido azul. As imagens foram captadas pela fotógrafa Abmer Hall na casa da família em Norfolk.

4 fotos

“O duque a a duquesa de Cambridge estão deliciados por partilhar quatro novas fotografias da princesa Charlotte”, disse um porta-voz do Palácio de Kensington, segundo a imprensa britânica. “O duque e a duquesa estão muito felizes por partilhar estes momentos de família tão importantes e esperam que todos apreciem estas maravilhosas fotos como nós”, acrescenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma lista de prendas que vieram de 64 países

Ao mesmo tempo que o Palácio de Kensington libertou quatro novas imagens da pequena Charlotte, tratou também de atualizar a longa lista de presentes que a pequena Charlotte recebeu durante o seu primeiro ano de vida.

E, apesar de William e Kate ambicionarem uma pequena festa de aniversário, as prendas que chegaram ao Palácio endereçadas a Charlotte vieram de 64 países. E há prendas de um rei, de duas rainhas, de quatro presidentes e de três primeiros-ministros.

O jornal britânico The Telegraph recorda que os presentes são variados. Desde um simples bilhete com desejos de felicidades, passando por mantas e pantufas, até uma roca feita com 18 quilates de ouro branco, diamantes, safiras e rubis, uma prenda avaliada em 30 mil libras oferecida pela Natural Sapphire Company.

Há também vários presentes oferecidos pelos chefes de estado de outros países. Como uma roca em prata que o presidente do México, Enrique Peña Nieto, e a sua mulher Angélica Rivera ofereceram durante uma visita oficial ao Reino Unido em 2015. Já o presidente da China, Xi Jinping, ofereceu um conjunto de figuras em seda que representam o romance “O Sonho da Câmara Vermelha”.

O presidente norte-americano pensou num objeto com que a princesa Charlotte se poderá distrair mais nesta idade: um cão de água português em peluche, parecido ao da família de Barack Obama. Além desta prenda, dada no mês passado durante uma visita oficial ao Reino Unido, Obama ofereceu também um quebra-cabeças a Charlotte pelo seu aniversário. Mas estes não foram os seus primeiros presentes. Pelo seu nascimento, Obama e Michele ofereceram à pequena Charlotte uma cadeira de balouço e um cobertor.

Alguns países enviaram um presente a Charlotte e em seu nome fizeram doações para instituições ou mesmo para vacinas. No total, a princesa recebeu prendas e cartas de 64 países, desde a Arménia até à Zâmbia.