A Bosch promete vir a democratizar aquela que poderá ser a solução para acabar com os problemas de todos aqueles que não conseguem estacionar o automóvel sem um ou outro toque – no carro da frente, de trás ou até mesmo na parede!

A tecnológica alemã pretende tornar mais acessível um sistema semelhante aos já disponíveis nos modelos topo de gama de marcas como a Mercedes, BMW e Audi, que permite ao condutor estacionar o automóvel a partir do exterior e recorrendo apenas a uma aplicação no “smartphone”.

Denominada Home Zone Park Assist, esta tecnologia de estacionamento autónomo baseia-se em 12 sensores ultra-sónicos colocados nos pára-choques dianteiro e traseiro que, em conjunto com uma câmara montada no pára-brisas, ajudam a detectar e a memorizar a localização de obstáculos que possam servir de pontos de referência, interferir ou condicionar a manobra.

bosch-home-zone-02

A tecnologia da Bosch tem a capacidade de memorizar a envolvente

Especialmente vocacionado para o estacionamento na garagem de casa, ou até mesmo em parqueamentos públicos, o Home Zone Park Assist desenrasca-se sozinho, sempre que se trate de um espaço já muitas vezes utilizado, pois o sistema tem a capacidade de memorizar a envolvente, o que o capacita para abdicar de qualquer apoio humano e realizar toda a manobra de forma independente.

“A tecnologia Bosch de estacionamento autónomo consegue ser melhor e mais fiável que a maioria das pessoas”, assegura um dos administradores da empresa, Dirk Hoheisel.

Ainda em fase de desenvolvimento, o Home Zone Park Assist deverá, segundo a Bosch, estar pronto para passar à produção em 2019. Até lá, veja como é que esta inovação poderá vir a facilitar-lhe a vida.

[jwplatform TcAXlLTx]