478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Advogados

Ordem dos Advogados

"Aumento aos oficiosos não cumpre a lei"

Luís Menezes Leitão diz que vai lutar, contra o "derrespeito do Governo pela lei", pela reformulação da remuneração dos advogados oficiosos de forma digna e não atualizada fora de horas.
Noticiário

9h. Advogados alertam para atrasos na Justiça

Neste jornal, o bastonário da Ordem dos Advogados aponta atrasos na Justiça e falta de vontade política para resolver problemas da classe. E combate ao fogo em Murça está a evoluir de forma favorável.
Resposta Pronta

"Justiça em Portugal está num estado muito mau"

Bastonário da Ordem dos Advogados reforça críticas à Justiça. Luís Menezes Leitão fala em "atrasos" e falta de vontade política do Governo para resolver problemas. "Situação é dramática", alerta.
Saúde

A mulher de César? Não, agora é o próprio César!

O Sr. Ex-ministro do Ambiente ao aceitar colaborar com uma firma de advogados que representa interesses relacionados com a Saúde Oral está a incorrer num óbvio e clamoroso conflito de interesses.
Ordem dos Advogados

Previdência. Candidata a bastonária quer escolha

Fernanda Pinheiro apresenta candidatura para "começar a tentar alterar o regulamento que é na sua opinião "penalizador dos direitos sociais da advocacia" e quer a revisão dos honorários pagos.
Advogados

Pedro Siza Vieira volta à advocacia. Vai para PLMJ

O ex-ministro da Economia Pedro Siza Vieira vai voltar à advocacia. A partir de setembro integrará a equipa da PLMJ.
Assembleia Da República

Rever estatuto das Ordens, imperativo democrático

As Ordens Profissionais não existem para representar interesses profissionais. Existem sim para defender os direitos fundamentais dos cidadãos e salvaguardar o interesse público.
Ordem dos Advogados

Advogado investigado entregou cédula profissional

Luís Rufo, conhecido advogado de Braga, está a ser investigado por, alegadamente, ter forjado documentos da Faculdade de Direito de Coimbra. A cédula profissional foi entregue à Ordem dos Advogados.
Ordem dos Advogados

Ordem investiga conhecido advogado de Braga

A Ordem dos Advogados pretende apurar se o advogado Luís Rufo tirou ou não o curso através da falsificação de certificados académicos e sublinha que fará tudo para que a legalidade seja reposta.
Ordem dos Advogados

Ordem com reservas à proposta dos metadados

Um parecer da Ordem dos Advogados divulgado esta quinta-feira considera que se deveria elencar os crimes cuja investigação pode ser "fundamental" para garantir o acesso aos dados.
Justiça

Ser Advogado é não desistir

Num cenário ideal os cidadãos têm o seu Advogado de Família que os acompanha ao longo da vida, e todas as empresas têm o seu Advogado que está sempre ao seu lado nos negócios, na gestão, nos problemas
Prémios e Galardões

Leonor Caldeira vence prémio Nelson Mandela

A advogada venceu o prémio, no valor de 10 mil euros, pela defesa dos direitos humanos e justiça climática e pela carreira como "incansável defensora do interesse coletivo".
Ordem dos Advogados

Ordem critica intervenção de Costa sobre metadados

Ordem considera que o Governo não pode imiscuir-se na atividade dos tribunais. Espera que estes decidam os processos apenas com base na Constituição e na lei, independentemente da posição do Governo.
Ordem dos Advogados

Metadados. OA pede respeito pela Constituição

Menezes Leitão pede que as decisãos dos tribunais sejam respeitadas, especialmente as que "surgem em defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos".
Noticiário

16h. "Flagrante". Advogados arrasam regras Covid

Abertura do ano judicial marcada ainda pelos discursos da PGR - magistratura prejudicada pela falta de recursos humanos, o que compromete autonomia do Ministério Público - e da nova ministra.
Noticiário

4h. Advogados preocupados com refugiados menores

São preocupações transmitidas pela Ordem dos Advogados ao Ministério da Administração Interna. Portugal aceitou até agora mais de 31 mil pedidos de proteção temporária de refugiados da Ucrânia.
Ordem dos Advogados

Ordem dos Advogados queixa-se de problemas no SEF

O ministro da Administração Interna recebeu uma queixa da Ordem dos Advogados sobre dificuldades na marcação de atendimento no SEF. Ordem diz que protocolo "deve ser alargado".
Ordem dos Advogados

Morreu Maria de Jesus Serra Lopes

Maria de Jesus Serra Lopes foi a primeira mulher bastonária da Ordem dos Advogados, exercendo o cargo entre 1990 e 1992. Em 1996, foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Lisboa

Bastonário acusado de confundir mandato com cargo 

Alexandra Bordalo Gonçalves rebate as explicações avançadas por Luís Menezes Leitão e acusa-o de confundir mandatos com cargos e de "revanchismo".
Ordem dos Advogados

Rogério Alves no apoio a vítimas de assédio

O antigo bastonário dos advogados Rogério Alves foi escolhido pela Ordem com o objetivo de prestar apoio e aconselhamento jurídico às vítimas de assédio e discriminação.
Ordem dos Advogados

Nova ministra da Justiça enfrenta "enorme desafio"

Bastonário da Ordem manifestou a expectativa de que Catarina Sarmento e Castro possa contribuir para a resolução dos problemas do setor. Assegurou a disponibilidade para trabalhar com a ministra.
Advogados

Combate à discriminação com formação em bairros

Os bairros onde a população é mais sujeita a discriminação racial vão receber formação em literacia jurídica através de projetos piloto de apoio jurídico e de formação de advogados.
Portuguese Women in Tech

LegalTech: chegou a hora?

As ferramentas de Legaltech permitem determinar todas as datas importantes na vida do contrato, fixando-as para o cliente, de forma a que sejam cumpridas todas as suas obrigações atempadamente.
Semáforo Político

Corrupção. "Novas medidas são passo atrás"

O bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, considera que novas medidas na Estratégia de Combate à Corrupção são "alterações injustificadas" e um "andar para trás" no sistema judicial.
Guerra na Ucrânia

SEF. Ordem vai ter advogado para ajudar deslocados

Segundo adiantou a OA, há casos de bebés cujo nascimento nem chegou a ser registado, por terem nascido já no decorrer da fuga da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Gabinete de Guerra

1400 advogados vão apoiar gratuitamente ucranianos

1391 advogados inscritos para prestar apoio gratuito a refugiados. Luís Menezes Leitão, bastonário da Ordem dos advogados, explica o trabalho feito com a embaixada ucraniana a par com tradutores.
Noticiário

16h. Refugiados. Apoio gratuito de 1.400 advogados

Bastonário da Ordem dos Advogados em direto neste jornal. Vamos ainda em direto até à Associação Ukraine Refugees, em Lisboa, onde funciona um gabinete de crise. Moscovo e Kiev voltam a negociar.
Guerra na Ucrânia

Mais de 1.200 advogados querem ajudar ucranianos

Mais de 1.200 advogados voluntariaram-se para prestar apoio jurídico 'pro bono' aos ucranianos residentes em Portugal e refugiados. Há casos de crianças e recém-nascidos sem documentos.
Banco de Portugal

BdP: consulta sobre registo de informação

O projeto de aviso do Banco de Portugal colocado em consulta pública destina-se "a regulamentar o registo, reporte e periodicidade da informação a prestar pelos notários, solicitadores e advogados".
Coronavírus

Bastonário espera menos restrições nas prisões

Até agora não houve ainda em Portugal uma única morte de um prisioneiro em consequência da Covid-19, ao contrário do que se passou noutros países europeus, indicou Menezes Leitão.
Noticiário

23h. FCUL. Contestada a indiciação de terrorismo

Jorge Pracana alega que não há motivações ideológicas. O advogado relembra que no caso da invasão à Academia do Sporting, os suspeitos também foram acusados de terrorismo, mas a acusação caiu.
Ordem dos Advogados

Ordem não encontrou 25 processos desaparecidos

A Ordem não conseguiu localizar 25 processos, dos quais nove já julgados, dois de ação disciplinar e sete de recurso, e 16 outros processos ainda por julgar.
Inteligência Artificial

Poderão robôs substituir advogados?

A força da racionalidade dos algoritmos levará à descoberta de regras mais simples e, portanto, mais justas, livres de muitas das incoerências e conflitos que hoje se verificam.
Advogados

Will robots help (or replace) Lawyers? 

The power and the rationality of legal algorithms will uncover a simpler and, therefore, fairer set of rules, free of many of their present inconsistencies and conflicts.
Resposta Pronta

Cabrita arguido. "Pena pode ir até aos 5 anos"

António Pinto Pereira sublinha a rapidez na reabertura do processo. O advogado diz que pena do ex-ministro pode ir até 5 anos. "Justiça dá sinal de que o Estado de Direito está a funcionar"
Explicador

Extradição de Rendeiro. "Pode demorar 7 meses"

Jurista Paulo Saragoça da Mata admite "problemas formais" na extradição do ex-banqueiro, mas rejeita que processo se prolongue no tempo. Aproveita para criticar "lentidão" da justiça portuguesa.
Ordem dos Advogados

A Ordem é a Ordem

Na “necessidade” de filtrar o acesso à Ordem dos Advogados, a segunda linha de protecção passa pela manutenção de um clima de medo, subtilmente instalado por via da circulação de histórias anteriores.
Operação Marquês

Ricardo Salgado. Alegações finais a 8 de fevereiro

O juiz presidente Francisco Henriques comunicou a data e deixou ainda em aberto a possibilidade de o ex-presidente do Grupo Espírito Santo, de 77 anos, poder comparecer para prestar declarações.
Tribunais

Novo "Ticão" arranca com novos juízes e polémica

Tribunal Central de Instrução Criminal regressa ao trabalho com oito juízes a cumprir funções. O bastonário da Ordem dos Advogados relembra que a melhor solução seria a extinção do "Ticão".
Advogados

O melhor está para vir

A iniciar 2022, os advogados continuam confrontados com a inaceitável interferência e as portas que são abertas à violação da ética profissional propostos pelo projeto-lei 974/XIV/3.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.