O relatório final da comissão parlamentar de inquérito ao Banif vai ser votado em sede de comissão a 28 de julho, revelou fonte parlamentar à agência Lusa.

Hoje esteve reunida a mesa e os coordenadores dos partidos, e ficaram calendarizados os prazos em torno do relatório dos trabalhos, a cargo do deputado do PS Eurico Brilhante Dias.

Assim, o texto será enviado pelo parlamentar aos vários partidos a 21 deste mês, sendo que a 25 haverá uma reunião para a apresentação do relatório. Depois, haverá um dia para serem apresentadas as propostas de alteração antes da reunião de 28 de julho para a votação do texto.

As audições da comissão de inquérito terminaram a 21 de junho com a presença no parlamento do ministro das Finanças, Mário Centeno.

Em 20 de dezembro, domingo ao final da noite, Banco de Portugal e Governo anunciaram a resolução do Banif, a venda de alguns ativos ao Santander Totta e a transferência de outros (muitos deles ‘tóxicos’) para a sociedade-veículo Oitante.

A operação surpreendeu pela dimensão do dinheiro estatal envolvido, que no imediato foi de 2.255 milhões de euros, o que obrigou a um Orçamento retificativo.

A este valor há ainda que somar a prestação de garantias de 746 milhões de euros e a perda dos cerca de 800 milhões de euros que o Estado tinha emprestado em 2012 e que não tinham sido devolvidos.

No total, e retirando os 150 milhões de euros pagos pelo Totta, os custos para contribuintes podem chegar até 3.600 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR