O papa Francisco expressou este domingo a sua “dor” pelo massacre de quinta-feira em Nice e orou para que Deus faça com que “ninguém ouse novamente derramar o sangue de um irmão”.

“Nos nossos corações está viva a dor pelo massacre que na noite de quinta-feira, em Nice, acabou com muitas vidas inocentes. Incluindo mesmo muitas crianças”, lamentou o pontífice, a partir da janela do Palácio Apostólico, depois da oração do Angelus.

O papa Francisco expressou a sua proximidade “a cada família e a toda a nação francesa em luto”.

“Que Deus, Pai bom, acolha em paz todas as vítimas, que acuda os feridos e conforte os familiares. Que Ele interrompa cada projeto de terror e de morte, para que nenhum homem ouse de novo derramar sangue de um irmão”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O papa encorajou as centenas de pessoas que o escutavam na Praça de São Pedro a rezar pelas vítimas da tragédia e, depois de meditar um momento, rezou uma “Ave Maria”.

Na quinta-feira à noite, um camião avançou durante dois quilómetros sobre uma multidão que estava na Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), em Nice, a assistir ao fogo-de-artifício para celebrar o dia de França.

O último balanço das autoridades francesas aponta para 84 mortos e mais de 200 feridos. Pelo menos um cidadão português ficou ferido no ataque, confirmou o Governo.

O condutor do camião foi abatido pela polícia e o grupo extremista do Estado Islâmico já reivindicou a autoria do ataque.

As autoridades francesas consideraram estar-se perante um atentado e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado.