O Presidente francês, François Hollande, considerou esta terça-feira repugnantes “os excessos” do candidato republicano norte-americano, Donald Trump.

Num encontro com jornalistas em Paris, Hollande disse que os “excessos fazem querer vomitar, mesmo nos Estados Unidos, sobretudo quando fala mal de um soldado, da memória de um soldado”.

O Presidente francês aludia a críticas do candidato Donald Trump feita sobre os pais de um capitão do Exército dos Estados Unidos, que morreu numa explosão no Iraque em 2004, Huamyun Khan.

O pai, Khizr Khan, um muçulmano norte-americano, discursou na convenção democrata que oficializou Hillary Clinton como candidata e acusou Donald Trump de promover um discurso anti-imigração.

Numa entrevista, Donald Trump criticou o facto de a mãe do soldado não ter falado na convenção, dando a entender que o silêncio podia ter sido imposto pela sua religião: “Se virem a mulher, ela manteve-se ali de pé, sem dizer nada. Provavelmente não tinha o direito de dizer o que queria”, declarou Trump.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR