[jwplatform Jd6hciqB]

Nome: André Martins
Idade: 26 anos
Clube: Não tem
Posição: Médio

Perfil: O médio foi formado no Sporting, clube com o qual terminou contrato no final da temporada 2015/16. É um dos três atletas da seleção olímpica com mais de 23 anos. Chegou a atuar na seleção principal com Paulo Bento, mas acabaria por cair.

Nome: Bruno Fernandes
Idade: 21 anos
Clube: Udinese
Posição: Médio

Perfil: Um médio com pinta e experiência na Serie A, o principal escalão do futebol italiano. O jogador talentoso, natural do Porto, dividiu a formação entre o Pasteleira e o Boavista. Antes de brilhar pela Udinese, ainda passou pelo Novara.

Nome: Bruno Varela
Idade: 21 anos
Clube: Vitória de Setúbal
Posição: Guarda-redes

Perfil: Formado no Benfica, o guarda-redes tem agora no Vitória de Setúbal a primeira oportunidade para brilhar ao mais alto nível. Ainda começou a pré-época no clube, jogando (e bem) precisamente contra o seu anterior clube. Varela promete…

Nome: Carlos Mané
Idade: 22 anos
Clube: Sporting CP
Posição: Extremo

Perfil: É um extremo rápido e com bom toque de bola. Foi formado em Alvalade e cumpriu muitos jogos na equipa principal leonina. Foi aposta regular de Rui Jorge na caminhada para os JO do Rio de Janeiro. O futuro é incerto, por isso tem a oportunidade para convencer outros clubes. Ou Jorge Jesus.

Nome: Edgar Ié
Idade: 22 anos
Clube: Villarreal
Posição: Defesa

Perfil: O defesa com origem guineense foi formado no Sporting, com uma passagem fugaz pelo Oeiras. Nos sub-19 mudou-se para o Barcelona, mas nunca passaria da La Masia — ou seja, não chegaria à equipa principal. Pode jogar a central e lateral.

Nome: Fernando Fonseca
Idade: 19 anos
Clube: FC Porto B
Posição: Defesa direito

Perfil: Foi formado no maior clube da Invicta, onde acabou de se sagrar campeão de juniores. Fernando Fonseca foi chamado para substituir Fábio Sturgeon, jogador do Belenenses, que se lesionou, complicando ainda mais as contas de Rui Jorge.

Nome: Francisco Ramos
Idade: 19 anos
Clube: Desportivo de Chaves
Posição: Médio

Perfil: O médio foi formado no FC Porto e jogará este ano por empréstimo ao Desportivo de Chaves. Deu nas vistas no FCP B na época passada, que culminou com a vitória dos dragões no campeonato. É um número 8, que chega bem à área rival.

Nome: Gonçalo Paciência
Idade: 21 anos
Clube: Académica
Posição: Avançado

Perfil: Filho de peixe sabe nadar: Gonçalo é filho de Domingos Paciência. E também tem muita pinta a jogar na frente. O avançado foi formado no FC Porto, mas tem tido dificuldades em convencer os treinadores dos dragões. É possante e tem toque de bola.

Nome: Joel Pereira
Idade: 20 anos
Clube: Manchester United
Posição: Guarda-redes

Perfil: O guarda-redes nasceu e viveu em Le Locle, na Suíça, onde deu os primeiros pontapés na bola no Neuchatel Xamax. Em 2012 mudou-se para o Manchester United, onde tem feito alguns jogos pela equipa de reservas. Pelo meio, foi emprestado ao Rochdale.

Nome: Pité
Idade: 21 anos
Clube: Tondela
Posição: Médio

Perfil: Foi formado no Beira-Mar e jogou nas últimas duas épocas no FC Porto B, onde venceu o campeonato da II Liga. Este ano estará entre os grandes, ao serviço do Tondela. Nunca foi internacional e joga pela esquerda.

Nome: Paulo Henrique
Idade: 19 anos
Clube: Paços Ferreira
Posição: Defesa esquerdo

Perfil: É lateral esquerdo e nasceu em São Miguel, nos Açores. É o jogador mais jovem da seleção olímpica. Deu nas vistas no Santa Clara e ganhou o direito a saltar para Paços de Ferreira, onde teve algumas dificuldades para se impor.

Nome: Ricardo Esgaio
Idade: 23 anos
Clube: Sporting
Posição: Lateral direito

Perfil: Faz o corredor direito com facilidade, mas será porventura mais sólido a lateral. Tem aparecido e desaparecido da equipa principal do Sporting, onde foi formado. É um jogador habituado a ser chamado por Rui Jorge, é um dos mais experientes.

Nome: Salvador Agra
Idade: 24 anos
Clube: Nacional da Madeira
Posição: Extremo

Perfil: Um extremo rápido, rápido, rápido. Tem muita experiência de Primeira Liga e é um dos três que têm mais de 23 anos. É raçudo até à quinta casa e não arranja desculpas para fracassos. Tem golo e pedalada. E o nome certo. A ver…

Nome: Sérgio Oliveira
Idade: 24 anos
Clube: FC Porto
Posição: Médio

Perfil: Um médio com toque de bola e visão, que tem tido as suas oportunidades neste início de época no FCP. Foi vice-campeão mundial sub-20 em 2011 e continuou ligado às seleções jovens depois. Em 2013/14 e 2014/15 esteve emprestado ao P. Ferreira e fez parte da seleção de sub-21 que, em 2015, foi vice-campeã da Europa.

Nome: Tiago Ilori
Idade: 23 anos
Clube: Liverpool
Posição: Defesa central

Perfil: Formado no Sporting, com um passagem fugaz no Estoril Praia, este central é conhecido pela sua velocidade. Tem tido dificuldades para permanecer em Anfield, por isso tem acumulado experiências em Espanha e França. Deverá ser titular.

Nome: Tiago Silva
Idade: 23 anos
Clube: Feirense
Posição: Médio

Perfil: O lisboeta foi formado a meias com Benfica e Belenenses. Surgiu no futebol profissional no Restelo, onde jogou nas últimas quatro épocas, marcando 14 golos. Agora será emprestado ao Feirense, onde vai procurar ser presença mais assídua na equipa titular.

Nome: Tobias Figueiredo
Idade: 22 anos
Clube: Nacional da Madeira
Posição: Defesa central

Perfil: Um central formado no Sporting, que levou os adeptos leoninos a exigirem-no na equipa principal. Marco Silva puxou-o e jogou muitas vezes na equipa principal. Com Jorge Jesus perdeu espaço, mas terá hipóteses de jogar no Nacional. É um líder.

Nome: Tomás Podstawski
Idade: 21 anos
Clube: FC Porto B
Posição: Médio

Perfil: É um médio inteligente que recupera bolas e arruma a casa. Tem visão e simplifica. É uma presença habitual nas seleções jovens e o ano passado foi importante no FC Porto B, clube que conquistou a Segunda Liga.

Os portugueses que vão estar nos Jogos

São 93 atletas espalhados por 16 modalidades. É assim que Portugal vai andar pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Os mini-perfis dos portuguesas estão divididos consoante o desporto que cada um vai andar a praticar no Brasil.