[jwplatform GTKdVmvB]

Nome: Fu Yu
Idade: 37 anos
Clube: Metz TT

Perfil: Estreou-se a bater bolas por Portugal em 2013, e como deve ser: foi aos Europeus de ténis de mesa e de lá voltou com uma medalha de bronze. Nasceu na China, onde a modalidade reina como quer, e chegou a Portugal em 2001. Antes até esteve cerca de ano e meio parada, por ter sido mãe. É a 28.ª classificada do ranking mundial feminino (2 de agosto). Curiosidade: garantiu o apuramento para os Jogos ao vencer a romena Daniela Dodean, mulher de João Pedro Monteiro.
Resultados Jogos Olímpicos: Nunca participou

Nome: Shao Jieni
Idade: 22 anos
Clube: Ala de Nun’Álvares de Gondomar

Perfil: É a segunda luso-chinesa a representar o ténis de mesa feminino português nos Jogos. Chegou a Portugal em 2010, com 16 anos, sem saber falar português ou inglês. É esquerdina e está na 54.ª posição do ranking mundial (2 de agosto).
Resultados Jogos Olímpicos: Nunca participou.

Nome: João Pedro Monteiro
Idade: 32 anos
Clube: Chartres ASTT

Perfil: Lá estava ele, em 2008, em Pequim, a ser o primeiro mesa-tenista português a competir nos Jogos Olímpicos. Deu o exemplo e continua a dá-lo. João Pedro Monteiro tornou-se campeão europeu de pares, em 2015, um ano após ser campeão da Europa por seleções, com Portugal. Há quatro anos, em Londres, ficou em quinto lugar na prova por equipas, em conjunto com os outros dois mesa-tenistas que há muito tempo colocam o país nos pódios das grandes competições.
Resultados Jogos Olímpicos: 33.º lugar na prova individual em Pequim (2008), quinto na prova por equipas em Londres (2012).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nome: Marcos Freitas
Idade: 28 anos
Clube: AS Pontoise-Cergy

Perfil: É o menino bonito do ténis de mesa português, pudera. Ser o único que já conseguiu estar no top-10 do ranking é o menos: Marcos Freitas já venceu dois títulos do circuito europeu, além de ter estado em todas as conquistas por equipas da seleção nacional, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Europeus de Baku, em 2015. O canhoto, já agora, conquistou igualmente duas Ligas dos Campeões.
Resultados Jogos Olímpicos: 17.º lugar na prova individual em Pequim (2008), 17.ª posição na prova individual em Londres (2012), onde também conseguiu um 5.º lugar na prova por equipas.

Nome: Tiago Apolónia
Idade: 30 anos
Clube: Saarbrucken

Perfil: O percurso de Tiago confunde-se com o de Marcos e João Pedro. Ou seja, é muito bom. Partilha com eles os títulos coletivos, juntando-lhes a conquista da Taça ETTU, a segunda prova mais importante de clubes, a nível europeu. Tem um 13.º lugar como o melhor ranking de sempre e sabe o que é ganhar. Portugal não podia estar melhor servido no ténis de mesa que leva ao Rio de Janeiro.
Resultados Jogos Olímpicos: 33.º lugar na prova individual em Pequim (2008) e 5.º lugar na prova por equipas em Londres (2012).

Os portugueses que vão estar nos Jogos

São 93 atletas espalhados por 16 modalidades. É assim que Portugal vai andar pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Os mini-perfis dos portuguesas estão divididos consoante o desporto que cada um vai andar a praticar no Brasil.

  1. Atletismo
  2. Badminton
  3. Canoagem
  4. Ciclismo
  5. Equestre
  6. Futebol
  7. Ginástica
  8. Golfe
  9. Judo
  10. Natação
  11. Taekwondo
  12. Tiro
  13. Triatlo
  14. Ténis
  15. Ténis de Mesa
  16. Vela