[jwplatform siDJi0v6]

Nome: Telma Monteiro
Idade: 30 anos
Clube: Sport Lisboa e Benfica
Categoria: -57 quilos

Perfil: Uma nos Jogos Olímpicos. É apenas isto que falta na carreira de Telma Monteira, a melhor judoca portuguesa de sempre, que já venceu cinco Campeonatos da Europa e foi quatro vezes medalha de prata em Mundiais. Até ficou com o ouro na primeira edição dos Jogos Europeus, em 2015. Vamos ver se é desta.
Resultados Jogos Olímpicos: Três participações: 9.º lugar em Atenas (2004), outro 9.º em Pequim (2008) e um 17.º lugar em Londres (2012).

Nome: Célio Dias
Idade: 23 anos
Clube: Sport Lisboa e Benfica
Categoria: -90 quilos

Perfil: Ainda é bem novo, mas já conseguiu um sétimo lugar em Campeonatos do Mundo. Conta com uma medalha de ouro (2015) e outra de bronze (2016) em torneios do Grand Prix, a mais alta categoria de provas no circuito mundial de judo, ambas conquistadas em Budapeste.
Resultados Jogos Olímpicos: Nunca participou.

Nome: Joana Ramos
Idade: 34 anos
Clube: Sporting Clube de Portugal
Categoria: -52 quilos

Perfil: Tem mais de 20 medalhas colecionadas desde 2008, mas apenas aos 33 anos venceu uma prova do Grand Slam, em Tyumen, na Rússia. Uma das conquistas que a catapultou no Projeto Rio 2016 e a ajudou a qualificar para estes Jogos.
Resultados Jogos Olímpicos: 9.º lugar em Londres (2012).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nome: Jorge Fonseca
Idade: 23 anos
Clube: Sporting Clube de Portugal
Categoria: -100 quilos

Perfil: Foi o primeiro judoca português a sagrar-se Campeão da Europa de sub-23. Já conquistou duas medalhas de bronze em torneios do circuito mundial e, em 2015, saiu dos Jogos Europeus com um quinto lugar.
Resultados Jogos Olímpicos: Nunca participou.

Nome: Nuno Saraiva
Idade: 22 anos
Clube: Sport Lisboa e Benfica
Categoria: -73 quilos

Perfil: É o mais novo entre os judocas portugueses que vão estar no Rio de Janeiro, mas, há quatro anos, já teve um sabor do que são os Jogos Olímpicos: esteve em Londres para ser companheiro de treino de Telma Monteiro. Quanto a competição, tem em casa as medalhas de prata (2015) e de bronze (2016) que já conquistou em provas do circuito mundial.
Resultados Jogos Olímpicos: Nunca participou.

Nome: Sergiu Oleinic
Idade: 30 anos
Clube: Sporting Clube de Portugal
Categoria: -66 quilos

Perfil: Há anos que procurava os resultados necessários para se por a caminho dos Jogos Olímpicos. Começou a consegui-lo em 2015, ao agarrar um quinto lugar nos Jogos Europeus de Baku. Antes já ficara com a medalha de bronze no Grand Prix de Budapeste. Nasceu na Moldávia, mas está em Portugal desde os 21 anos.
Resultados Jogos Olímpicos: Nunca participou.

Os portugueses que vão estar nos Jogos

São 93 atletas espalhados por 16 modalidades. É assim que Portugal vai andar pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Os mini-perfis dos portuguesas estão divididos consoante o desporto que cada um vai andar a praticar no Brasil.

  1. Atletismo
  2. Badminton
  3. Canoagem
  4. Ciclismo
  5. Equestre
  6. Futebol
  7. Ginástica
  8. Golfe
  9. Judo
  10. Natação
  11. Taekwondo
  12. Tiro
  13. Triatlo
  14. Ténis
  15. Ténis de Mesa
  16. Vela