Esta terça-feira, a Internet ficou inundada de notícias e artigos sobre Justin Bieber. A razão? O cantor canadiano de 22 anos desativou a sua conta no Instagram e deixou os internautas em alvoroço, principalmente os fãs que opinaram sobre a decisão nas redes sociais — no Twitter, a hashtag #JustinDeactivatedParty entrou no top das mais faladas e comentadas. Depois de várias controvérsias, como a condução sob efeito de álcool e a agressividade, o artista volta a ser motivo de falatório.
Tudo começou quando, nos últimos dias, Justin Bieber colocou no Instagram várias fotografias com a mais recente conquista amorosa, Sofia Richie (filha do cantor Lionel Richie). Os beliebers, que parecem ainda não ter esquecido o relacionamento mais duradouro e mediático com a ex-namorada, Selena Gomez, fizeram alguns “comentários maldosos” — na opinião de Bieber — a essas fotos. O cantor alertou para o facto e avisou que caso não parassem com os comentários, iria tornar a sua conta de Instagram privada.
“Eu vou tornar o meu Instagram privado, caso vocês não parem com o ódio, porque isto está fora de controlo. Se fossem realmente meus fãs não seriam maus para as pessoas de que eu gosto”, escreveu.
Se a ideia era acalmar os ânimos, não resultou. Selena Gomez comentou o post, os fãs voltaram a inundar a conta de Instagram do cantor e até outra das suas ex-conquistas amorosas, Hailey Baldwin, teve uma ou duas coisas a dizer sobre o assunto. O resultado final foi este: Bieber tomou a decisão de eliminar a conta pessoal do Instagram. Até este momento, os fãs não encontram mais nada do que “esta conta não está disponível”.
Cerca de 77 millhões de seguidores — o número que Bieber arrecadava na conta do Instagram — voltaram-se para outras plataformas como o Twitter. A hashtag #JustinDeactivatedParty tornou-se das mais faladas e comentadas, outras como #RIPBieber também não deram descanso aos internautas.
Tiago Froufe gere a presença online de muitas figuras públicas em Portugal, através da agência Luvin, como Cristina Ferreira, Cláudia Vieira e João Manzarra. Ao Observador, o consultor de social media acredita que todos os profissionais de marketing estarão empolgados para conhecer o desfecho da situação de Justin Bieber. “Imaturidade e pressão do momento é o que salta numa primeira análise ou então um grande golpe de marketing”, afirma.
Numa era digital, onde a interação dos artistas com os fãs se faz cada vez mais na Internet, Tiago Froufe defende que as figuras públicas “devem tirar o máximo do alcance que têm através das redes sociais”. No entanto, nem tudo é passível de ser utilizado. A utilização de “um tom agressivo nos comentários” não é a técnica mais adequada para quem quer criar ligação com o público. “Não acredito que os consultores que o acompanham o tenham aconselhado a atuar desta forma”, refere.
Nem todo o falatório é boa publicidade, uma vez que a “bola de neve” dos acontecimentos vai crescendo a cada tweet, partilha e notícia.
“A facilidade com que estes temas escalam é gigante; ou damos a volta por cima de uma forma inteligente ou, se quebramos na pressão, e reagimos de forma inapropriada, damos origem de imediato a respostas dos haters e notícias em vários meios que só vão alimentar o tema”, explica Tiago Froufe.
O consultor de social media nunca aconselharia um cliente a desativar uma conta numa rede social, se a razão fosse a apresentada por Bieber. “Seria apenas perante uma medida extrema”, diz. Ao Observador, refere que o cantor era o sexto instagrammer mais popular — “numa plataforma com mais de 500 milhões de contas e mais de 300 milhões ativos diariamente, se a conta não for recuperada, o que honestamente acredito que venha a ser feito, perde um excelente meio de comunicar e promover o seu trabalho junto dos fãs de todo o mundo”.
A solução para Justin Bieber é muito simples e daria menos problemas ao cantor: “Ter alguma moderação no que é publicado da vida privada”, defende Tiago Froufe. E acrescenta o mesmo conselho que Selena Gomez deu a Bieber perante as fotos com Sofia Richie — “devia ser especial apenas entre vocês os dois” (it should be special between you two only).
Bieber não é o primeiro a deixar as redes sociais
A lista de artistas que apagou as suas contas nas redes sociais é longa e a razão apontada é quase sempre a mesma: a pressão de lidar com os comentários mal-intencionados ou os insultos dos seguidores. A maioria são exemplos internacionais, mas o botão off das contas nunca chega a ser de vez. Muitos regressam após alguns horas, dias ou anos — Demi Lovato apagou o Twitter e 24 horas depois, estava ativa novamente; Adele fez um intervalo das redes sociais enquanto estava grávida e Lilly Allen afirmou que “o ódio estava mais acessível do que nunca”, quando anunciou a sua “desistência” de todas as plataformas.
Twitter break. It's for the best actually. Who allows me to have this thing anyways?!!! I just get myself in trouble! Haha. Anyway… BYE!
— Demi Lovato (@ddlovato) January 22, 2012
And everything was just better and nicer. We were nicer. And I wouldn't be here.
— Lily Allen (@lilyallen) December 9, 2014
No entanto, nenhuma rutura com a Internet resultou tão bem como com os Radiohead, ainda este ano. A banda desativou as contas em todas as redes sociais e até o website oficial ficou totalmente em branco. Dias depois do sucedido, os Radiohead lançaram o álbum A Moon Shaped Pool, naquilo que foi considerado uma manobra de marketing e diversão para captar a atenção dos fãs. “Foi um grande golpe de marketing que gerou grandes resultados, não parece que o seja desta vez com o Justin Bieber”, conclui Tiago Froufe.
O cantor vai dar um concerto em Portugal, no MEO Arena, a 25 de novembro deste ano.