Primeiro foram os teasers, depois as fotografias que, antes do tempo, surgiram na Internet. Tudo sempre acompanhado de muita especulação. Mas, agora, já não há nada a esconder: a Mercedes apresentou em Pebble Beach, no Concours d’Elegance, um dos seus mais fantásticos protótipos de sempre: o Vision Mercedes-Maybach 6.
[jwplatform je742I0n]
Para a marca da estrela, o selecto Concurso de Elegância de Pebble Beach, na Califórnia, é o local ideal para exibir pela primeira vez este imponente coupé de luxo do tipo 2+2, com 5.700 mm de comprimento, 2.100 mm de largura e 1.328 mm de altura. E as suas linhas, verdadeiramente impressionantes, pretendem prestar homenagem aos coupés descapotáveis de outras eras.
Segundo a marca da estrela, o estilo do modelo assenta numa reinterpretação extrema dos princípios de design clássicos de modelos desportivos, como sejam o capot bastante longo, o tejadilho baixo e o habitáculo recuado. Elementos que se combinam com uma aerodinâmica muito eficiente, sem recurso a apêndices que interfiram com a sua pureza estética, e com pormenores como as enormes jantes de 24” parcialmente transparentes, as portas de abertura vertical tipo “asa de gaivota”, o vidro traseiro dividido ou as câmaras montadas nos guarda-lamas, em substituição dos retrovisores. Mas o melhor é assistir à revelação, perante os convidados, do exuberante protótipo.
[jwplatform Q8OOAm8n]
O habitáculo não é menos impressionante. Desde logo, devido ao tablier que se estende até aos bancos, criando o que a Mercedes chama um “salão com vista de 360°”. Materiais nobres, como a pele que reveste os bancos ou a madeira de Olmo utilizada no piso (e que a Mercedes está a prever passar para modelos de produção em série), contrastam com soluções mais vanguardistas, como o painel de instrumentos digital, ou o head-up display controlado por gestos, que se estende por toda a largura do pára-brisas. O compartimento para bagagens está instalado na dianteira, e alberga um conjunto de malas criado especificamente para este concept.
Os bancos, apesar do seu revestimento de aparência clássica, não só adoptam um formato invulgar, como os botões que parecem rematar a pele que os reveste são, efectivamente, sensores corporais miniaturizados, destinados a monitorizar os ocupantes ao nível das funções vitais (registam até, a incidência da luz, a cor da roupa e a temperatura ambiente). Em face dos dados obtidos, é adaptado o funcionamento da climatização dos bancos, da função de massagem e dos novos efeitos de luz interiores.
Inesperados, são os motores eléctricos eleitos para animar este protótipo. Cada roda conta com o seu próprio motor, o que não só garante ao Vision Mercedes-Maybach 6 a tracção integral, como oferecem um rendimento combinado de 750 cv. O conjunto de baterias, com 80 kWh de capacidade, está montado sob o piso, ajudando a garantir uma velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h, uma aceleração 0-100 km/h cumprida em menos de 4,0 segundos e uma autonomia superior a 500 km.
O recarregamento da bateria também tem o seu quê de inovador. Aproveitando a nova norma CCS, o sistema permite carregamentos até 350 kW, o que significa que, em meros cinco minutos, será possível carregar na bateria energia suficiente para cumprir cerca de 100 km. O pack de baterias também pode ser carregado num posto público, numa tomada de corrente doméstica e mesmo sem fios, através de um campo electromagnético.
Resta, agora, saber até que ponto este modelo anunciado, como protótipo, poderá servir para dar origem a um automóvel de produção em série. O que parece mais do que provável, tendo em conta que a Maybach, a gama de luxo da Mercedes, tem estado limitada a apenas uma versão mais requintada do Classe S. E, se assim for, como irá reagir a concorrência, uma vez que há já rumores de que a BMW estará a desenvolver um Série 9, com base numa versão ampliada da plataforma do Série 7.