As prateleiras das lojas, repletas de botas e casacos quentes, já anunciavam há algum tempo aquilo que as recentes descidas de temperatura vieram confirmar: o outono está cada vez mais próximo. Afinal, o calendário não engana.
Em 2016, a meia-estação conhecida pela diversidade e contrastes veio acompanhada de um clássico luxuoso da era vitoriana — o veludo –, de espartilhos românticos que devem ser usados por cima de vestidos e casacos militares que parecem acabados de sair do exército ou da marinha. As flores, essas, também foram elevadas a título de tendência ao lado dos casacos insuflados e looks integrais vermelhos com um ou outro apontamento preto.
Para o outono/inverno, ainda nos esperam materiais irreverentes como o verniz de Valentino e lurex de Balenciaga, padrões coloridos de flores e animais — adiantam Alberta Ferretti e Sonia Rykiel –, peças tendência como os bombers segundo a tendência athleisure (que promove o uso de roupa desportiva fora do contexto da prática de desporto) e cores quentes como o amarelo e vermelho. Sem menosprezar o toque gótico da típica era vitoriana (fortemente destacado por Alexander McQueen e Marc Jacobs), ainda vão voltar as camisas largas e casacos de pelo para agradar a todas as temperaturas e todos os gostos.
Em homenagem a uma estação cada vez menos diferenciada das outras, reunimos em fotogaleria 15 tendências saídas das passerelles com as respetivas sugestões de compras.