Morreu aos 71 anos o realizador Curtis Hanson, mais conhecido pelo filme L.A. Confidencial, de 1997, e pelo 8 Mile, de 2002, protagonizado pelo rapper Eminem. Hanson, que já estava afastado do trabalho há alguns anos, devido ao Alzheimer, foi encontrado morto esta terça-feira, por volta das 17h (já durante a madrugada em Portugal), na sua casa em Hollywood Hills, de acordo com a polícia de Los Angeles, escreve o The Guardian. As autoridades confirmaram que Hanson morreu de causas naturais.
O realizador nasceu na cidade americana de Reno, no estado do Nevada, em 1945, e começou a realizar filmes na década de 70, depois de ter deixado a escola para trabalhar como fotógrafo. O primeiro sucesso só apareceu, contudo, em 1992, com o thriller A Mão que Embala o Berço. Aquele que seria o grande filme da sua carreira, L.A. Confidencial, uma história sobre corrupção policial, só viria em 1997, resultado da adaptação do romance de James Ellroy. O filme viria a ganhar, em 1998, o Óscar para Melhor Argumento Adaptado, mas perdeu os prémios de melhor filme e melhor realizador para Titanic, também de 1997.
Hanson disse, em 2001, que sempre quis fazer um filme sobre o sítio onde cresceu. “A diferença entre a ilusão e a realidade, a maneira como as pessoas e as coisas parecem ser versus a forma como são realmente” era um tema que o realizador queria explorar, admitiu. “E Hollywood, obviamente é a cidade da ilusão”.
A carreira de Hanson também ficou mercada por outros filmes, como Wonder Boys (Os Prodígios, em Portugal), ou 8 Miles, um filme sobre a vida de um rapper, protagonizado por Eminem. Curtis Hanson realizou ainda o filme Rio Selvagem, em 1994, com Meryl Streep. O último filme realizado por Hanson foi Chasing Mavericks – Realizar o Impossível, de 2012.
As reações das estrelas de Hollywood já começaram a chegar. Russel Crowe, que protagonizou L.A. Confidencial ao lado de Kevin Spacey, agradeceu ao realizador no Twitter por ter acreditado em si. “Na verdade, transformaste o meu emprego numa carreira”, escreve Crowe.
RIP Curtis Hansen . Thank you for believing in me & standing your ground. In reality you made my job a career. Love & respect my friend.
— Russell Crowe (@russellcrowe) September 21, 2016
Também o ator Rob Lowe, que participou no filme Influência Fatal, de 1990, realizado por Hanson, disse que “foi uma honra” trabalhar com o realizador, que considera “um grande contador de histórias”.
It was an honor to make "Bad Influence" with Curtis Hanson. So smart, so kind and a great storyteller. I will miss him.
— Rob Lowe (@RobLowe) September 21, 2016