Mark Zuckerberg e sua esposa Priscilla Chan anunciaram que iriam investir cerca de 3 mil milhões de dólares (cerca de 2,6 mil milhões de euros) para “curar, prevenir e controlar todas as doenças” das crianças. O casal acrescentou que pretendem atingir esta meta ainda “durante a vida dos filhos.”
O fundador do Facebook considerou esta meta “ambiciosa”, mas garante que é possível. Zuckerberg afirma ter passado os últimos anos a discutir esta hipótese de modo a garantir “um mundo melhor para os nossos filhos” do que o atual.
O primeiro investimento, inserido na iniciativa Zuckerberg Chan, é de cerca de 530 milhões de euros. Este montante será destinado à Biohub, um centro de investigação que vai desenvolver o diagnóstico de doenças e monitorizar o sangue.
Priscilla Chan, médica pediatra, sublinhou que esta iniciativa não vai evitar que as crianças fiquem doentes mas sim reduzir a frequência com que isso acontece. Chan emocionou-se quando apresentou o projeto com o seu nome, afirmando que espera poupar a dor que ela sente quando entrega noticias difíceis aos pais, durante o exercício da sua profissão.
Segundo Zuckerberg, existem apenas quatro doenças que provocam a maioria das mortes – cancro, doenças cardíacas, doenças infeciosas e doenças neurológicas
Em dezembro do ano passado, Mark Zuckerberg e Priscillla Chan, prometeram doar 99% das ações da empresa Facebook – no valor de 45 mil milhões de dólares (cerca de 42,3 mil milhões de euros) – ao longo da vida, para obras de caridade.