O Snapchat quer expandir o seu sucesso para além da aplicação de mensagens instantâneas com a qual se popularizou nos últimos anos. A companhia anunciou este sábado o lançamento do seu primeiro hardware, o Spectacles. Trata-se de uma espécie de óculos de sol, que grava vídeos de até 10 segundos para serem partilhados na aplicação.

O Spectacles contem um pequeno botão circular ao lado da lente, que grava imagens num ângulo de 115 graus, de modo a aproximar-se da maneira como vemos o mundo – na primeira pessoa. Uma luz no dispositivo vai indicar que está a ser realizada a gravação. Os conteúdos serão transferidos para a aplicação através de Wifi ou bluetooth e poderão ser vistos de forma circular, num loop infinito, e em qualquer orientação do telemóvel.

“Quando fiz uma gravação e assisti, pude ver a minha memória através dos meus próprios olhos – foi inacreditável. Uma coisa é ver as imagens de uma experiência que tens, outra coisa é ter uma experiência de uma experiência”, descreveu Evan Spiegel, diretor executivo do Snapchat, ao Wall Street Journal. Para Spiegel, o Spectacles é um “brinquedo” a ser usado “por diversão num churrasco ou num concerto ao ar livre”.

O dispositivo vai ser lançado “este outono” com uma distribuição limitada e, segundo explica o site oficial, vai ter o preço sugerido de 130 dólares (cerca de 115 euros), em três cores: preto, coral e azul esverdeado. Ainda não há informações sobre o lançamento em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Spectacles pode gerar comparações com o Google Glass, os óculos de realidade aumentada da Google. No entanto, o dispositivo do Snapchat diferencia-se pelo preço mais acessível e pelo seu posicionamento no mercado como produto high-fashion e não como um acessório tecnológico, segundo explicou Spiegel ao Wall Street Journal.

O Snapchat tem outro rival em vista: o Facebook. A empresa de Mark Zuckerberg tem investido fortemente em realidade virtual. Em março de 2014, comprou a Oculus VR, a empresa criadora do Oculus Rift, um par de óculos de realidade virtual — pagou dois mil milhões de dólares por ela, quase 1,5 mil milhões de euros com o câmbio de então.

Com o lançamento do novo produto e a sua expansão para a venda de dispositivos físicos, a empresa Snapchat aproveitou para mudar o seu nome e passar a chamar-se Snap Inc.