Sendo a Europa o maior mercado mundial de utilitários, a Nissan concebeu o novo Micra a pensar, primordialmente, no Velho Continente. Agora na sua quinta geração, o modelo pretende reeditar o êxito do seu antecessor da década de 1990, apostando num visual marcante, na ampla habitabilidade e numa elevada eficiência – sendo anunciado como audaz e revolucionário.

As linhas exteriores pretendem não deixar ninguém indiferente, seguindo os pressupostos introduzidos pelo protótipo Sway revelado no Salão de Genera de 2015. Neste particular, a marca japonesa destaca a grelha de formato em “V”, o tejadilho “flutuante”, os farolins traseiros em forma de boomerang e os puxadores das portas traseiras escondidos nos pilares posteriores. E a personalização passa a ser outro dos seus argumentos:

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Ao mesmo tempo, o novo Micra é mais baixo, mais largo e mais comprido do que todos os seus predecessores, o que lhe permite oferecer um generoso espaço habitável, conjugado com uma posição de condução propositadamente mais baixa do que no modelo anterior, para uma superior sensação de segurança.

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E porque de segurança se trata, fundamental é referir a disponibilização, em todas as versões, do assistente à manutenção na faixa de rodagem (uma estreia no segmento), do sistema de travagem de emergência com reconhecimento de peões (pela primeira vez proposto num Nissan na Europa), do monitor de visão panorâmica, do sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, do assistente de máximo e do sistema de monitorização do ângulo morto.

Em termos de eficiência, a Nissan garante ter dedicado especial atenção à redução do ruído interior, através de um referencial isolamento acústico e de uma optimização do desempenho aerodinâmico do veículo, patente num Cx de somente 0,29. Para incrementar o conforto, a facilidade e a eficácia de condução, o novo Micra recorre aos sistemas Active Ride Control e Active Trace Control, este último destinado a reduzir a subviragem, logo, a aumentar a eficácia em curva, e até agora disponível apenas no Qashqai e no X-Trail.

A oferta de motores incluirá, quando do lançamento, o três cilindros turbo a gasolina de 0,9 litros, e o quatro cilindros turbodiesel de 1,5 litros, ambos com 90 cv. Pouco depois será introduzido na gama o 1.0 atmosférico a gasolina com 73 cv.

Produzido em França, na fábrica da Renault de Flins, o novo Nissan Micra estará à venda na Europa a partir da Primavera de 2017.

Se quiser saber mais detalhes acerca deste novo modelo, não deixe de ver este vídeo:

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