Há cerca de duas semanas, o Observador publicou as primeiras imagens e as principais características técnicas do GT-PHEV, o protótipo de um novo SUV de grandes dimensões que foi a estrela maior da Mitsubishi no Salão de Paris, e que muitos consideram a antevisão da futura geração do Outlander. Oficialmente revelado que foi este concept na mostra parisiense, pouco há acrescentar ao então referido, mas já é possível observar em pormenor o interior, ao contrário do que então acontecia.

Certo é que este é o modelo que introduz a nova linguagem estilística da marca nipónica, diferenciada por uma frente impositiva, derivada do conceito de design Dynamic Shield e marcada de forma indelével pela sobredimensionada grelha, bem como pelas ópticas divididas em dois blocos (o superior integrando as luzes diurnas e os “piscas”, para melhor poder ser avistado pelos peões; o inferior com os médios e os máximos, para reduzir o encandeamento dos condutores que circulam em sentido oposto). De perfil, sobressaem as linhas horizontais musculadas e intensas, assim com o tejadilho flutuante e o original formato dos pilares posteriores, enquanto a traseira é caracterizada pelas suas formas angulosas e pelos farolins ultrafinos que a atravessam de lado a lado.

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Para o habitáculo, a Mitsubishi promete muita qualidade, envolvência, conforto e segurança

No interior marca presença o tablier horizontal, com comandos ergonómicos e intuitivos, que tem como uma das missões ajudar a criar um ambiente amplo e espaçoso. O painel de instrumentos central, personalizável a gosto do condutor, é ladeado por dois ecrãs que, mediante o recurso a câmaras, fazem as vezes dos retrovisores exteriores.

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O habitáculo promete ainda muita qualidade, ser envolvente e capaz de transmitir uma sensação de conforto e segurança, também por culpa do painel frontal dotado de uma consola central mais elevada. Os revestimentos em pele genuína de cor de vinho, em combinação com a cor exterior do tejadilho, conferem, por seu turno, ao cockpit uma maior distinção e exclusividade, reforçada pela luminosidade garantida pelo tejadilho panorâmico.

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O tejadilho panorâmico oferece maior luminosidade a bordo

Ainda mais importante, a tecnologia instalada no GT-PHEV. O grupo motopropulsor, do tipo híbrido plug-in, inclui um motor a gasolina de 2,5 litros, que pode funcionar em série (actuando como gerador), ou em paralelo, como unidade motriz. É combinado com três motores eléctricos (contra os actuais dois) de alto débito e inversores de frequência em carboneto de silício, um dianteiro e um para cada roda traseira, que aumentam a capacidade do veículo para funcionar no modo exclusivamente eléctrico.

A bateria de 25 kWh de última geração, montada sob o piso, garante um desempenho melhorado face ao conhecido do actual Outlander, em domínios como a geração de electricidade e a capacidade propulsora. Para além de garantir a tracção integral, o sistema PHEV anuncia uma autonomia de 120 km no modo elétrico e de mais de 1.200 km no modo combinado. O que, em conjunto com o controlo electrónico de estabilidade S-AWC, exclusivo da Mitsubishi, lhe permitirá assegurar uma elevada eficiência energética (emissões de CO2 no ciclo combinado inferiores a 26 g/km), prestações de nível superior e um comportamento dinâmico de referência, seja qual for o tipo de piso que o GT-PHEV Concept enfrente.