O Banco Central Europeu (BCE) poderá começar em breve a estreitar as compras mensais de dívida (pública e privada). Segundo uma notícia da Bloomberg, que já está a fazer inverter a tendência nos juros de Portugal e de outros países, o Conselho do BCE está próximo um consenso para que se inicie um período de redução gradual do programa que, neste momento, está previsto terminar em março de 2017.

A Bloomberg não especifica as fontes que lhe transmitiram a informação, dizendo que se trata de responsáveis do Banco Central Europeu. Mas a notícia pode ter um impacto significativo nos juros da dívida de Portugal e dos outros países, já que aponta para uma alteração no ritmo de compras mensais ao abrigo do programa decisivo de “quantitative easing“, ou seja, de estímulo monetário.

O BCE tem estado a comprar dívida pública e privada num montante mensal total de 80 mil milhões — a meta é essa, ainda que não esteja a ser cumprida à risca — mas a ideia será reduzir ao ritmo de 10 mil milhões de euros, em cada mês, até à conclusão. O objetivo é evitar que as compras terminem abruptamente, de um mês para o outro, o que poderia criar perturbações dada a importância desta presença do BCE no mercado de dívida na Europa.

A estratégia também foi seguida nos EUA, quando se chegou à altura de começar a descontinuar o programa de compra de dívida. Nessa altura, os mercados entraram num período de turbulência e reajuste que ficou conhecido pelo taper tantrum. Foi um período marcado por uma forte subida das taxas de juro, num curto espaço de tempo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Existe, contudo, um dado crucial na informação transmitida à Bloomberg e que consta na notícia: o interesse de alguns responsáveis do BCE em preparar o final do programa de estímulos existe independentemente de poder haver um novo alargamento do programa, ou seja, para lá de março de 2017.

Os juros de Portugal, que começaram o dia a descer a bom ritmo, inverteram a tendência.

GSPT10YR Index (PORTUGUESE GOVER 2016-10-04 17-06-53

O possível impacto da notícia nos mercados também é visível na evolução do euro (face ao dólar, por exemplo).

EURUSD Curncy (EUR-USD X-RATE) 1 2016-10-04 17-07-33

Enquanto os analistas e investidores digerem o impacto potencial da notícia, o euro, que começou o dia a cair face ao dólar, também já esteve a subir — nos últimos minutos, voltou, contudo, a terreno negativo mas longe dos mínimos de sessão.

O Conselho do BCE está a promover, esta terça-feira, uma reunião informal antes de os membros viajarem até Washington DC, nos EUA, para participarem nos encontros anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Oficialmente, o BCE descarta a informação avançada pela Bloomberg, assegurando em comunicado que “o Conselho do BCE não discutiu estes temas, como afirmou o presidente Mario Draghi na sua última conferência de imprensa e durante o testemunho recente que prestou no Parlamento Europeu”.