O Automobilwoche, edição germânica do Automotive News, avança que Atlas será o nome eleito pela VW para identificar o novo SUV que irá construir na sua fábrica de Chattanooga, nos EUA, e que terá a América como primeiro e principal mercado. Confirma-se, assim, a promessa feita pelos responsáveis da marca, de que o novo modelo contaria com um nome mais fácil de pronunciar para os norte-americanos. E de que está quebrada a “regra” dos crossovers da marca utilizarem sempre um nome que começa na letra “T”.
Primeiro modelo da VW destinado à região construído com base na célebre plataforma modular MQB (na mesma versão que serve o Tiguan de sete lugares), o Atlas é um SUV de médio porte (para os padrões locais) com cerca de cinco metros de comprimento, três filas de bancos e lotação para sete pessoas. Posicionado entre o Tiguan de sete lugares (à venda nos EUA a partir de meados de 2017) e o Touareg, desde 2013 tem vindo a ser antecipado por diversos protótipos, todos estreados em salões levados a cabo nos EUA: CrossBlue Concept (Detroit 2013), CrossBlue Coupé (Los Angeles 2013) e Cross Coupé GTE (Detroit 2014).
À partida, o Atlas deverá ser apresentado à imprensa já no final do presente mês de Outubro, na Califórnia, de modo a poder fazer a sua estreia em público no Salão de Los Angeles, em Novembro. As vendas deverão ter início no princípio de 2017, restando saber se alguma versão do modelo chegará ao mercado europeu: probabilidade que será tanto maior, caso se confirme o lançamento de uma versão híbrida plug-in GTE.