Chama-se Manuel Pita, é cientista de profissão, mas quando tem uma câmara na mão assume o alter-ego de Sejkko. Capta essencialmente paisagens e as já famosas casas “solitárias”, na sua maioria portuguesas.
O The Telegraph apelida as fotografias como “incrivelmente bonitas”. Apesar de a Ilha da Madeira ser objeto de inspiração para o cientista e fotógrafo Manuel Pita, as fotografias cheias de cor e vida são tiradas um pouco por todo o mundo. No entanto as casas e as paisagens que se avistam por terras portuguesas são as que Sejkko mais fotografa.
Manuel Pita é português, mas foi na Venezuela que cresceu, segundo conta no seu site oficial. A ilha da Madeira era o local onde passava férias, em família, e foi na ilha portuguesa que o gosto pela fotografia cresceu. Apenas precisou de um iPhone e de inspiração para captar os detalhes e recantos do arquipélago. A partir daí começou a elaborar um portefólio nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, onde soma já milhares de seguidores e likes.
Os temas fotografados por Sejkko são a natureza, como a praia e as “casas solitárias”, que são o seu principal e mais famoso material de fotografia. O céu azul celeste com pequenas e suaves nuvens são sempre o cenário ‘usado’. “Tenho explorado a fotografia de forma mais séria, bem como a sofisticada caixa de ferramentas de edição digital”, contou o fotografo português ao jornal britânico.
Apesar de a fotografia se ter tornado algo sério na sua vida, Manuel continua a ser cientista a tempo inteiro. A sua área de trabalho é a inteligência artificial e conjuga o seu dia-a-dia com as fotografias do alter-ego Sejkko. Aliás, acredita que ambas as coisas devem andar lado a lado. Existe “um divórcio desnecessário entre Natureza e tecnologia”, afirmou durante uma reportagem que promoveu a sua exposição no centro comercial Colombo o ano passado.
Reunimos algumas das fotografias que Sejkko vai postando no Instagram. Prepare-se porque quer sejam paisagens, quer sejam as famosas casas “solitárias”, as imagens prometem inspirar.
Onde tudo começou: na lha da Madeira
No continente, concretamente em Sesimbra:
Por Aveiro:
A norte de Portugal, em Ponte da Barca:
A natureza também é motivo de disparo de câmara para Sejkko. O mar é a personagem principal na maioria das fotografias do género.