A 20 de janeiro de 2017, Donald Trump toma posse e passa a ser o 45º presidente dos Estados Unidos da América, mas muitos olhos estarão em Melania Trump e no vestido que irá usar. O Baile Inaugural é uma tradição norte-americana de longa data que, desde George Washington, celebra a nova família da Casa Branca numa gala formal. A oportunidade para a próxima primeira-dama se afirmar como ícone de estilo e definir o seu papel na residência oficial dos Estados Unidos. O coordenado usado na tomada de posse, do criador à cor escolhida, ficará para a história como parte da coleção “First Ladies” do Museu Nacional de História Natural.

Michelle Obama, por exemplo, tornou-se um ícone de estilo no momento em que decidiu usar um vestido Narciso Rodriguez na noite das eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, a 4 de novembro de 2008, e conquistou definitivamente a moda americana ao vestir o então jovem designer de moda Jason Wu no Baile Inaugural (criador que viria a repetir no segundo mandato de Obama, em 2013). Mais de um século antes, em 1857 Harriet Lane deu que falar na tomada de posse do tio James Buchanan com o seu escandaloso vestido ao estilo europeu repleto de flores. O mesmo que, quatro anos depois, foi imitado por Mary Todd Lincoln na tomada de posse de Abraham Lincoln, em 1861. Já o vestido de Nancy Reagan, assinado por James Galanos, foi criticado em 1981 por ser “demasiado luxuoso” ao ser usado quando o país atravessava uma recessão.

Apesar de designers de renome como Tom Ford, Marc Jacobs e Sophie Theallet deixarem claro que não vão vestir a nova primeira-dama, Ralph Lauren e Karl Lagerfeld já se ofereceram para encher o guarda-roupa de Melania Trump — adianta o WWD. Uma coisa é certa: o coordenado de Melania Trump será, eventualmente, criticado e analisado ao detalhe.

É difícil encontrar um grande vestido para o Baile Inagural”, confessou Donald Trump ao The New York Times. “Todos os vestidos das lojas em Washington estão esgotados.”

Em fotogaleria recordamos os vestidos que conquistaram elogios, quebraram barreiras, levantaram sobrancelhas e ficaram para a história do Baile Inaugural dos Estados Unidos da América desde 1857.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR