Rádio Observador

Fiat

FCA transfere motores pequenos para a Europa

Os motores de menores dimensões actualmente utilizados em modelos da Fiat Chrysler Automobiles, até aqui produzidos no Brasil, vão passar a ser fabricados na Europa. Mais concretamente, na Polónia.

Os novos motores 1.0 e 1.3 com, respectivamente, três e quatro cilindros, concebidos e produzidos no Brasil, vão passar a ser fabricados igualmente na Polónia para equipar os automóveis destinados à Europa

Autor
  • Francisco António

O tricilíndrico de 1,0 litros e o quatro cilindros de 1,3 litros desenvolvidos e produzidos na fábrica que a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) possui no Brasil vão passar a ser fabricados, a partir de 2018, na Europa. Mais concretamente, nas linhas de montagem em Bielsko-Biala, na Polónia.

A decisão resulta do facto de estes dois propulsores fazerem parte daquilo que a FCA designa de global small engines (motores pequenos globais), tendo sido concebidos com o intuito de serem comercializados em todos os mercados em que o fabricante opera.

Na Europa, estes dois motores passarão assim a estar disponíveis na maioria dos modelos comercializados pelas marcas da FCA, como é o caso, por exemplo, do 500 ou do Panda.

Para que a transferência da produção possa ser efectivada, o construtor vai ter de investir cerca de 250 milhões de euros nas linhas de produção que já possui em Bielsko-Biala, sendo que, nesta fábrica, a FCA já produz tanto os motores 0.9 TwinAir a gasolina, como os 1.3 Multijet a gasóleo.

Quanto aos dois novos motores desenvolvidos no Brasil, pertencentes à família FireFly, utilizam uma estrutura modular, têm bloco em alumínio, além de anunciarem ganhos em eficiência produtiva e economia de escala. No mercado europeu, estes dois blocos a gasolina debitarão, no caso do 1.0, 72 cv de potência, ao passo que o 1.3 deverá anunciar 101 cv. As duas motorizações poderão, de resto, substituir os actuais 1.2 de 69 cv e 1.4 de 95 cv.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)