O GPS do carro de Adrian Ajao – que matou cinco pessoas e feriu outras 50 em Londres, a 22 de março – revelou que o terrorista tinha simulado o ataque de 82 segundos a 18 de março, conta o The Telegraph. O 4×4 da Hyundai que Adrian Ajao, também conhecido por Khalid Masood, utilizou foi alugado num rent-a-car em Solihull, uma cidade pequena de West Midlands.

Khalid Masood tinha 52 anos e nasceu em Kent, no dia de Natal, com o nome Adrian Russell Ajao, mas adotou outras identidades depois de se ter convertido ao islamismo. Mudou-se para a região de West Midlands, onde vivia com a mulher e uma criança pequena. O terrorista já estava referenciado pelas autoridades britânicas, depois de ter sido condenado entre 1983 e 2003 por agressão, posse de armas e perturbação da ordem pública.

Quem era Khalid Masood, o autor do atentado terrorista em Londres?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 22 de março, por volta das 14h40, Masood entrou pela ponte de Westminster, perto do Parlamento britânico e do London Eye, para atropelar o maior número de pessoas. Vestido de preto, na posse de uma arma branca, Masood passou as portas que dão acesso ao pátio à frente do Parlamento e atacou um polícia que o abordou. Fez 50 feridos e tirou a vida a cinco pessoas.

O atentado foi reivindicado pelo Estado Islâmico, mas as autoridades que estão a conduzir a investigam negam que o autor tenha estado envolvido com o grupo extremista, apesar das suspeitas de que Massod se teria radicalizado durante o tempo em que esteve na prisão.

Londres. Não há provas de ligação ao Estado Islâmico