Envolvida praticamente desde o início no desafio do automóvel de condução autónoma, a tecnológica Apple tem optado, nos últimos meses, por manter este seu programa longe das luzes da ribalta. Intenção que, de forma talvez algo inadvertida, pode ter sofrido agora um pequeno revés, com a publicação da lista de fornecedores com que a marca da maçã trabalha – entre os quais está a divisão da alemã Bosch que tem a cargo o fornecimento de componentes electrónicos para automóveis, sedeada em Reutlingen.
Contactada pelo Automotive News, uma porta-voz da Apple declinou já qualquer comentário sobre o assunto, preferindo manter o segredo. Mas um porta-voz da Bosch confirmou que a companhia alemã está a trabalhar como o gigante norte-americano na qualidade de fornecedor, recusando-se, no entanto, a precisar que tipo de peças, componentes ou serviços têm vindo a ser fornecidos.
A publicação recorda ainda que, no site da empresa alemã, é referido que a divisão sedeada em Reutlingen produz não apenas componentes eléctricos para automóveis, mas também sensores para equipamentos electrónicos de uso diário. Não desmentindo que é para a indústria automóvel que a maior parte da produção se destina – como é o caso, por exemplo, de componentes para os sensores utilizados nos sistemas de estacionamento, ou das unidades de controlo electrónico utilizadas em sistemas de travagem, direcção e outros componentes do automóvel.
Recorde-se que a colaboração entre a Apple e a Bosch surgiu depois de, ainda em Dezembro, a companhia norte-americana ter admitido estar a “investir fortemente no estudo da capacidade da aprendizagem das máquinas e na automação”, reconhecendo o seu interesse no “potencial dos sistemas autómatos em muitas áreas, incluindo, a do transporte”. Assinada por Steve Kenner, executivo que há cerca de dois anos deixou a liderança do departamento de segurança automóvel da Ford Motor Company para ingressar na divisão de integração de produtos da Apple, esta declaração acabou por reacender a especulação quanto às aspirações da marca da maça relativamente ao automóvel autónomo. Até porque, não muito tempo antes, a mesma companhia anunciou a dispensa de vários engenheiros que trabalhavam, precisamente, no desenvolvimento do projecto da condução autónoma.