Conflito na Ucrânia

François Hollande pede cessar-fogo no leste da Ucrânia

O Presidente francês apelou a "um cessar-fogo imediato" entre a Rússia e a Ucrânia "para que haja condições para uma solução para as questões políticas" entre os dois países.

A posição de Hollande foi divulgada após uma conversa telefónica com chanceler alemã, Angela Merkel, e os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Petro Poroshenko

GEOFFROY VAN DER HASSELT / POOL/EPA

O Presidente francês, François Hollande, pediu à Rússia e à Ucrânia que respeitem os compromissos definidos nos acordos de paz celebrados em Minsk e procedam a um cessar-fogo no leste ucraniano. A posição de Hollande foi divulgada após uma conversa telefónica com chanceler alemã, Angela Merkel, e os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Petro Poroshenko.

A conversa ocorreu após “uma nova reunião de conselheiros”, realizada no passado dia seis de abril na capital da Bielorrússia, que não produziu “resultados significativos”, referiu a presidência francesa. Hollande pediu às partes que estejam “à altura dos desafios” e reclamou “um cessar-fogo imediato para que haja condições para uma solução para as questões políticas”.

“Não há alternativa” aos acordos de Minsk, assinados por todas as partes com a França e a Alemanha como garantes, indicou Hollande, que considerou que, sem estes, “teriam ocorrido confrontos devastadores”. Segundo um comunicado conjunto divulgado na segunda-feira à noite pelo Eliseu, os quatro líderes políticos também reconheceram o valor dos acordos.

Os confrontos no leste da Ucrânia prolongam-se há mais de três anos, opondo rebeldes pró-russos e o Kiev. O conflito fez mais de dez mil mortos desde abril de 2014, um mês após a anexação da Crimeia por Moscovo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Ucrânia

Mais umas eleições falsas em Donbas

Inna Ohnivets

A Rússia não quis a paz em 2014 e não quer em 2018. A realização destas eleições fraudulentas é um sinal claro de que a Rússia optou por prolongar o conflito durante mais anos sob o mesmo cenário. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)