Há uma semana, o italiano Marco Ficini foi atropelado mortalmente de madrugada nas imediações do estádio da Luz no que terá sido uma rixa de claques antes do Sporting-Benfica; hoje, Luís Miguel Pina, o principal suspeito, foi indiciado por cinco crimes de homícidio qualificado, um consumado e quatro de forma tentada. E foram constituídos mais quatro arguidos. As dúvidas começam a ser cada vez menos sobre o que realmente se passou entre os grupos de adeptos d Benfica e Sporting. E a investigação, mesmo estando ainda a decorrer, começa a chegar aos factos. Mas, afinal, o que se passou naquela madrugada trágica? E o que se seguiu nos dias seguintes? Esta é a reconstituição dos últimos nove dias após a morte ter marcado o futebol.

Sexta-feira, dia 21

A chegada a Lisboa e o convívio entre a claque do Sporting e a da Fiorentina

Marco Ficini estava em Lisboa na véspera do dérbi, na companhia de um grupo com cerca de dez italianos que pertenciam à claque 7Bello, da Fiorentina. Vinham assistir ao dérbi entre Sporting e Benfica. Foram jantar com amigos ligados à Juventude Leonina, num convívio habitual em Portugal ou em Itália. Este ano era mais “especial” ainda: comemoravam-se 20 anos da ligação entre ambas as claques, que começou oficialmente em abril de 1997, num encontro da equipa italiana na Luz frente ao Benfica. A seguir foram para Alvalade, onde estavam muitos outros elementos da claque em convívio, como é habitual em vésperas de jogo, e também à espera dos amigos viola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Um pacto de sangue. 20 anos de amizade. Irmãos para sempre. JL 1976, 7B 1965”, leu-se numa tarja que fizeram questão de guardar para a posteridade em fotografia e mostraram durante o jogo. Houve troca de mensagens no início, mas não terão sido para combinar qualquer tipo de confronto: diziam que os “irmãos viola” tinham chegado e que haveria convívio junto às “casinhas” de Alvalade.

https://twitter.com/SimoneBaggiani/status/704435141838503936

Sábado, dia 22

Das primeiras mensagens aos confrontos até ao atropelamento mortal

Durante a madrugada, um carro alegadamente com adeptos do Benfica passou pelas imediações do estádio José Alvalade e, além de algumas bocas, atirou uma tocha vermelha para uma zona onde se encontravam adeptos rivais do Sporting. Depois disso, saiu da zona. Não houve qualquer perseguição de carros mas alguns elementos afetos às claques, entre os quais Marco Ficini, começaram a entrar nos seus automóveis e rumaram ao estádio da Luz.

No total, eram sete carros. Quando pararam nas imediações do recinto dos rivais e começaram a sair arremessando algumas tochas, já tinham à espera dezenas de elementos afetos aos No Name Boys no local. Foi então que houve confrontos com pedras, paus e o que estivesse mais à mão. Uma testemunha que passou pelo local sem fazer parte de qualquer fação e que ficou com o carro danificado falou também de barras de ferro. Depois sim, houve mesmo perseguições de carro. O italiano acabou por ser vítima de um atropelamento mortal, depois de num primeiro momento ter conseguido fugir de Luís Pina.

As imagens de vigilância cedidas pelo Benfica permitem alegadamente perceber que a manobra foi intencional e Marco Ficini acabou por ser arrastado cerca de 30 metros depois do embate. Outros quatro adeptos conseguiram fugir do automóvel. O INEM chegou ao local pouco depois, antes das 3h00 da madrugada.

No meio da confusão, alguns adeptos verde e brancos só se terão apercebido da falta do italiano quando voltavam a Alvalade.

Adepto do Sporting atropelado mortalmente junto ao Estádio do Benfica

Logo no sábado, Luís Pina, que alegadamente estaria com mais duas pessoas no carro (algo que a investigação não confirma), terá contactado com o advogado Carlos Melo Alves, não se entregando por questões de segurança, como o defensor do suspeito viria a alegar no dia em que surgiu nas instalações da polícia.

Este sábado, uma semana depois, à chegada ao Campus da Justiça, Melo Alves confidenciou que o cliente percebeu logo o que tinha feito e foi ter com ele a chorar.

https://www.youtube.com/watch?v=BoAHfw5m35I

Depois de ser conhecida a tragédia, houve da parte dos clubes e das autoridades a tentativa de controlar ao máximo os ânimos. Sporting e Benfica emitiram comunicados lamentando a morte de Ficini, a PSP, mesmo assumindo que a investigação passara para a Polícia Judiciária, recusou inicialmente um nexo de causalidade entre o dérbi, a rivalidade das claques e o que se tinha passado. Foi também de manhã, segundo soube o Observador, que Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, entrou em contacto com elementos das claques verde e brancas para que todos, em conjunto, evitassem qualquer tipo de retaliação. E o Benfica cedeu todas as imagens em bruto e com som às autoridades. Logo nesse dia, as autoridades tentaram também perceber quem tinha testemunhado os incidentes nos prédios das redondezas.

Sporting e Benfica já reagiram: clubes lamentam incidente desta madrugada

O dérbi fora das quatro linhas teve apenas uma situação de grande turbulência por volta das 17 horas, e que obrigou mesmo a polícia a disparar alguns tiros para dispersar adeptos, da qual resultaram pelo menos dois feridos. Agora sabe-se que foram evitados males maiores: os quatro/cinco adeptos do Benfica que surgiram junto do Hospital Pulido Valente (perto de Alvalade) acabaram por “chamar” dezenas e dezenas de adeptos do Sporting, entretanto dispersados pelas autoridades. Mas seriam muito mais os que estavam a caminho, neste caso não identificados. De acordo com as informações recolhidas, esse outro grupo estava pronto para confrontos de maiores dimensões. Por uma questão de prevenção e segurança, a Alameda das Linhas de Torres esteve cortada alguns minutos.

Domingo, dia 23

O arranque da investigação e a identificação de ‘Tanolas’ (ou ‘Lué’)

A Polícia Judiciária não demorou a arrancar com a investigação. Logo nesse dia, os jornais começaram a falar de uma possível marcação dos confrontos por SMS e da ficha que Marco Ficini já teria junto das autoridades italianas por violência no futebol. Fez-se a conta típica do 2+2=4. Mas não terá sido bem assim: apesar desse fenómeno ser habitual entre grupos rivais, não foi isso que motivou a morte do italiano. Os adeptos do Sporting seguiram para a Luz no apenas no seguimento daquilo que consideraram ser uma provocação dos rivais. A polícia tinha mesmo passado pela zona antes, também já de madrugada, no sentido de despistar eventuais problemas. Nada estaria combinado.

Mas havia duas certezas: o caso estava a ser tratado como um homicídio e não como acidente; e o suspeito do atropelamento já estava identificado. Tanto é que, no dia do dérbi, já se ouvia a alcunha de Tanolas, pela qual Luís Miguel Pina é conhecido, embora seja mais recorrente ser tratado por Lué.

Conflito que levou à morte de adepto do Sporting terá sido marcado por SMS

Segunda-feira, dia 24

Duas coroas de flores e a polémica de uma ter ido para o lixo

O dia foi marcado pela notícia que a Procuradoria Geral da República tinha aberto um inquérito ao caso da morte de Marco Ficini, com o inquérito a correr nos termos no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa. Entretanto, a família do italiano chegou a Portugal para acompanhar todo o processo e ultimar as questões legais, numa altura onde o Sporting já tinha também contactado a embaixada italiana para manifestar a solidariedade com as pessoas mais próximas de Marco Ficini e colocar-se à disposição para o que fosse necessário.

Foi nesse mesmo dia que se realizou a autópsia, apesar de apenas se ter sabido publicamente dois dias depois. Foram confirmados os múltiplos traumatismos no corpo.

Procuradoria-Geral da República abre inquérito à morte de adepto do Sporting

Também na segunda-feira houve mais dois “episódios” noticiosos em torno das claques do Sporting: por um lado, membros da Torcida Verde foram ao local onde Marco Ficini foi atropelado mortalmente deixar uma coroa de flores em homenagem, com cachecóis alusivos ao Sporting e à Fiorentina; por outro, e no seguimento de uma notícia que começou a correr na blogosfera e foi depois passada para a TV através de um comentador afeto ao Benfica, a Juventude Leonina fez um comunicado negando que tivesse sido qualquer um dos seus elementos a deitar fora a coroa de flores entregue a um familiar de Ficini no intervalo do dérbi.

“Acabado o jogo, a coroa foi colocada na fachada principal da nossa sede (casinha) junto aos símbolos da claque, ficou lá desde o término do jogo. Até esta tarde [de segunda-feira], altura em que mais uma vez os cobardes passaram por lá e a puseram na zona onde as claques depositam o lixo para este ser levado pelas empresas que tratam deste efeito“, destacou a missiva.

Podemos concluir que, não bastando o que alguém fez ao nosso companheiro Marco na madrugada de sexta, o desrespeito pela sua memória ainda continua, desrespeito não só nesta atitude lastimável mas também nos vários comentários de alguns adeptos de outros clubes inaceitáveis depois de tudo o que se passou, ainda haja esta atitude provocatória por parte de outros adeptos, não respeitando Marco, nem a sua família, atitudes que já começaram no jogo, ao não ser respeitado o minuto de silêncio, demonstrando o tipo de pessoas que são”, podia ainda ler-se.

Hoje prestámos tributo ao Marco Ficini e a toda a família Viola, depositando uma coroa de flores no local da fatídica tragédia!

Posted by TORCIDA VERDE on Monday, April 24, 2017

Terça-feira, dia 25

O carro escondido na Amadora e as mensagens nas redes sociais

As imagens de vigilância; os testemunhos e vídeos amadores de alguns moradores; as declarações de algumas das pessoas que teriam estado presentes nas imediações do estádio da Luz ou mesmo participado nos confrontos; e alguns pormenores que iam saindo nas redes sociais contribuíram para uma reconstituição aproximada dos factos da fatídica madrugada de sábado.

E houve o primeiro grande avanço na investigação, com a apreensão, ao final da tarde, na Amadora, do carro que terá atropelado mortalmente Marco Ficini.

https://www.youtube.com/watch?v=OjgFhtOKPGQ

O Renault Clio, que pertencia à ex-mulher de Luís Pina, foi encontrado pelas autoridades numa garagem da rua Luís Sttau Monteiro, em Moinhos da Funcheira, numa casa que estava aparentemente desabitada e que será propriedade do pai de um outro membro dos No Name Boys.

O automóvel, que saiu coberto com algumas mantas e tinha visíveis amolgadelas na porta do condutor, foi levado por um reboque para ser objeto de perícias. Logo nesse dia, percebia-se que era uma questão de tempo até que o suspeito, identificado desde sábado, fosse encontrado.

Futebol. Imagens, testemunhas e redes sociais ajudam PJ a apanhar carro do suspeito

Quarta-feira, dia 26

O anúncio da entrega às autoridades e a preparação do funeral

Era uma questão de tempo e mais se tornou quando Carlos Melo Alves, como assumiu em termos públicos, falou com as autoridades e garantiu que o suspeito se iria entregar no dia seguinte, como fez. A investigação prosseguiu e ultimaram-se os últimos pormenores para a transladação do corpo de Marco Ficini para Itália, algo que deverá acontecer na próxima terça-feira, dia 2. O funeral será realizado dois dias depois, quinta-feira, em Orentano, Roma.

De acordo com algumas informações colocadas a circular pela claque 7Bello, em nome da família, foi pedido para que seja respeitado nas cerimónias fúnebres o silêncio no último adeus ao transalpino que nasceu em Roma, vivia em Florença e trabalhava agora em Milão, onde era gerente do espaço Rinascente, num dos mais conhecidos centros comerciais milaneses, na Piazza del Duomo.

Paul Heathcote, reputado chef britânico, lamentou a morte de Ficini, que tinha sido gerente de restaurantes seus em Manchester e Liverpool. “Trabalhou para mim cinco ou seis anos. Esteve temporariamente à frente do Simply Heathcotes, em Liverpool, antes de passar para Alderley Edge, no London Road. Era um grande chefe de sala. Sabia trabalhar com as pessoas e os clientes gostavam dele. Tinha aquele tipo de personalidade. A sua morte é uma perda trágica. Agradecemos os tempos em que trabalhou ao nosso lado e enviamos as mais sentidas condulências a família e amigos”, comentou ao Manchester Evening News.

Em paralelo, percebeu-se também que se quer evitar a presença de jornalistas no local para que se possa fazer uma cerimónia privada apenas entre a família e os muitos amigos que deverão marcar presença, incluindo de Portugal.

Futebol. Marco Ficini será transladado no início da próxima semana para Itália

Quinta-feira, dia 27

“Acidente”, diz Luís Pina. E a rixa do passado que lhe valeu pena suspensa

Por volta das 14 horas, Luís Miguel Pina entregou-se às autoridades, na sede da Polícia Judiciária. Já era esperado, tinha sido algo combinado com o advogado Carlos Melo Alves. Na altura era apenas descrito como suspeito; pouco depois, todos sabiam o seu nome, que tinha 35 anos (no início falou-se em 36), quatro filhos e morava em Rio de Mouro.

E o Observador avançou que já tinha estado numa rixa entre adeptos em 2011, nas imediações de Alvalade, que lhe valeu pena suspensa.

https://www.youtube.com/watch?v=kRbZHKvJbN4

Nesse incidente, antes do início do jogo com o Benfica, um grupo de 40 adeptos benfiquistas que se deslocou fora da ‘caixa de segurança habitual’ para Alvalade chegou perto do recinto pela zona onde estão localizadas as “casinhas” das claques leoninas, junto à escadaria para o Alvaláxia, originando grande confusão, arremesso de pedras e garrafas e alguns confrontos. Logo aí, a polícia procedeu à detenção e identificação de algumas pessoas.

Mais tarde, já no interior do recinto, registaram-se confrontos entre as claques leoninas e a polícia, que fizeram alguns feridos. Mais de um ano depois, o Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa deduziu acusação a 16 elementos da Juventude Leonina e a dois dos No Name Boys, pelo que ocorreu dentro e fora de Alvalade. Resistência e coação, ofensas à integridade física, participação em rixa, detenção de arma proibida e arremesso de objetos foram os cinco crimes envolvidos. Luís Pina terá sido um dos dois adeptos do Benfica em causa, ficando com pena suspensa.

Futebol. Luís Pina já tinha sido apanhado numa rixa em Alvalade

“O meu cliente nunca matou ninguém. É suspeito de crime de homicídio. Vamos ver como será enquadrado. Não temos estratégia nenhuma, a estratégia é a da verdade. Foi um acidente. Ele não estava em fuga, porque nem mandado de detenção havia. Medida de coação? Tudo é possível. A estratégia é a da verdade, foi acidente”, repetiu.

Mais tarde, ao Público, explicou um pouco mais: “Ele contou-me que vinha embora do estádio quando foi obrigado a parar, porque adeptos da Juve Leo lhe atingiam o carro com pontapés e barras de ferro. A viatura ficou toda amolgada. Teve de fugir e na fuga aconteceu o acidente”, destacou.

Sexta-feira, dia 28

Afinal Luís Pina já tinha duas condenações

Ao contrário do que deveria ter acontecido, Luís Pina acabou por não ser ouvido depois de ter passado a noite detido devido a novas diligências da Polícia Judiciária. Durante o dia, foram saindo notícias que Lué teria contactado logo no sábado da tragédia o advogado Carlos Melo Alves, não se tendo entregado então por questões de segurança.

Soube-se também que Luís Pina já tinha sido condenado antes duas vezes: em 2003, por detenção de arma proibida, num processo que transitou em julgado no final de 2004 e ficou extinto com o pagamento de multa (100 dias à taxa diária de dois euros); e em 2011, por participação em rixa em recinto desportivo, onde ficou com pena suspensa de um ano e quatro meses num processo que transitou em julgado em fevereiro de 2016. E com uma nuance: pode ter de vir a cumprir pena efetiva de um ano e quatro meses, que estava suspensa pela rixa em que esteve envolvido em 2011, caso venha a ser condenado no atual processo.

Futebol. Luís Pina ainda cumpre pena suspensa pela participação numa rixa em Alvalade em 2011

Sábado, dia 29

A prisão e muitas dúvidas: quantas pessoas no carro? Quantos quis atropelar?

Luís Pina deveria ter sido ouvido de manhã, mas a audição começou apenas à tarde. À chegada ao Campus da Justiça, na companhia de Tiago Melo Alves, Carlos Melo Alves confidenciou que ‘Lué’ foi ter com ele logo no dia em que tudo aconteceu, a chorar. “O facto de estar com mais elementos no carro pode mudar alguma coisa em relação ao processo? Está a dar-me uma novidade”, começou por dizer. “Se conseguir tirar uma dedução destas palavras… Verão depois o que dirá. O que me estão a dizer agora constituiu uma novidade”, prosseguiu. “O processo só agora se está a iniciar, a investigação só agora começou e quando foi o despacho final o Ministério Público entenderá se deverá ser apenas este arguido ou mais”, acrescentou sobre o possível aumento do número de arguidos.

“Tenho esperança que se faça justiça. Às vezes as coisas acontecem como penso, outras não. A justiça, para mim, é que se cumpra a lei. Foi detido com mandato de detenção, a questão que se pode colocar é se o mandato é legal ou ilegal, mas também não vou dizer o que penso sobre isso. Entregou-se passados seis dias? Entregou-se, não foi seis dias depois. Isso é o que vocês sabem… O que posso dizer é que não se entregou seis dias depois. A visão é que quer colaborar com a justiça, ter-se entregue naquele dia não quer dizer que andasse a fugir. Porquê? Por várias questões, que não têm grande interesse jornalístico e que esclarecerá se assim for solicitado”, completou.

“Naquele dia já tinha percebido e foi ter comigo a chorar”, diz advogado de Luís Miguel Pina

Ficou também a saber-se que, de acordo com a SIC Notícias, pelo menos mais quatro pessoas foram constituídas arguidas no processo (ficando com termo de identidade e residência), número que terá tendência para aumentar face à investigação da Polícia Judiciária: conseguiu já descobrir a identidade de muitas das pessoas, afetas às duas claques presentes nos confrontos.

Após ser ouvido, durante uma hora e meia, Luís Miguel Pina não só viu o enquadramento agravado (passou de homicídio simples a qualificado) como foi ainda indiciado por mais quatro crimes de homicídio qualificado tentado, depois de, alegadamente, se confirmar através das imagens que tentou colher mais pessoas.

Teve por isso, de acordo com o Tribunal de Instrução Criminal, a medida de coação máxima: prisão preventiva. Por três motivos, como diz o artigo 204 do Código do Processo Penal: “Fuga ou perigo de fuga; perigo de perturbação do decurso do inquérito ou da instrução do processo e, nomeadamente, perigo para a aquisição, conservação ou veracidade da prova; ou perigo, em razão da natureza e das circunstâncias do crime ou da personalidade do arguido, de que este continue a atividade criminosa ou perturbe gravemente a ordem e a tranquilidade públicas”.

À saída, Tiago Melo Alves, outro dos advogados de Luís Pina, assegurou que a defesa vai avançar com um recurso à medida de coação aplicada. “O processo já tem mais arguidos e terá mais no futuro, seguramente. O constituinte foi agredido. Não é evidente essa tentativa de atropelamento. Esta medida tem a ver com o ódio de claques, que é um motivo torpe. Ia sozinho no carro, sim, ficou confirmado. Há outros elementos, como os depoimentos. Os antecedentes pesaram? O tribunal entendeu que sim. Agora vai para a zona prisional da Polícia Judiciária”, disse.

Luís Pina fica em prisão preventiva e é indiciado por homicídio qualificado