O fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, descreve o presidente norte-americano, Donald Trump, como sendo um “troll”. Numa entrevista ao El País, o empresário falou dos novos projetos e, entre eles, de um feito para combater as notícias falsas e os “factos alternativos”.

O projeto, chamado WikiTribune, pretende trabalhar com jornalistas para poder promover o fact checking de afirmações e notícias. Tem como principal alvo as notícias falsas espalhadas nas redes sociais e quer eliminar o controlo e/ou influência que o Estado possa ter nos órgãos de comunicação social.

“O fenómeno das notícias falsas [passa por] deliberadamente disseminar por meio de partilhas nas redes sociais coisas que não são verdade” conta ao jornal espanhol. Apesar de alguns sites o fazerem, pelas visitas e receitas de publicidade, esses sites encontram agora um apoiante “no presidente dos Estados Unidos, referindo-se ao The New York Times e CNN como sendo meios de espalhar notícias falsas. Isto é um golpe para a integridade dos jornalistas. Tenho a sensação de que Trump declarou guerra ao jornalismo“.

Wales admite ainda que Trump – e a “guerra” que declarou ao jornalismo – foi o que o inspirou a criar um projeto de fact checking: “Após a festa da tomada de posse de Trump, e de o seu governo ter afirmado que o número de pessoas presentes na cerimónia foi o maior da história – apesar das imagens nos mostrarem outra coisa -, a administração falou em factos alternativos. Para mim, isso foi decisivo. Factos alternativos não existem. São mentiras e nada mais.”

Para o fundador da Wikipédia, não há dúvida de que “Trump é o típico troll. Esta é definição original de troll: uma pessoa que entra no fórum público e fala com visões provocantes para a maioria das pessoas.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR