Dark Mode 195kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Austrália. O misterioso pedido de SOS numa região remota que intriga as autoridades

Este artigo tem mais de 3 anos

Um pedido de socorro gigante no chão de uma região remota da Austrália Ocidental foi encontrado esta quinta-feira e está a intrigar as autoridades. Não se sabe quando - ou por quem - terá sido feito.

i

O pedido escrito com rochas foi descoberto por um helicóptero

WESTERN AUSTRALIA POLICE/FACEBOOK

O pedido escrito com rochas foi descoberto por um helicóptero

WESTERN AUSTRALIA POLICE/FACEBOOK

Podia ter sido retirado de um filme, mas aconteceu mesmo na Austrália: um helicóptero detetou um pedido de socorro escrito em pedras, a soletrar SOS, numa região deserta da Austrália Ocidental.

SOS

Mostrar Esconder

SOS é o código Morse internacional de socorro. O sinal foi utilizado pela primeira vez pelo governo alemão no início do séc. XX e mais tarde passou a ser a norma internacional para situações de resgate.

Tanto o sinal sonoro como o sinal visual (nomeadamente através de luz) é ainda reconhecido por muitas pessoas.

O pedido intrigou as autoridades que estão preocupadas com a possibilidade de ser um pedido legítimo (e não uma brincadeira) e de se tratar de uma pessoa desaparecida – ou mais. Foi registado por um piloto de helicóptero e comunicado às autoridades australianas que de imediato conduziram buscas na região. Por ser um terreno difícil, o acesso teve de ser feito por meios aéreos.

Pouco depois, as autoridades confirmaram que foi descoberto o que acreditam tratar-se de um local de campismo perto do pedido de socorro – que fica a cerca de 500 quilómetros da cidade de Broome.

As autoridades apelam agora ao público para que ajude a encontrar algum indício de atividade humana no local que possa ajudar a desvendar o mistério. “A Polícia está a tentar perceber se há alguma pessoa dada como desaparecida na área” divulgou um comunicado da Polícia da Austrália Ocidental.

“A mensagem pode lá estar há anos” disse o sargento Peter Reeves à comunicação social australiana. “Há indicação de que possivelmente alguém esteve lá acampado a um certo ponto, mas o que não sabemos é quando foi.”

Não seria a primeira vez que uma mensagem destas salvava a vida a uma pessoa: em 2015 um turista britânico perdeu-se numa área remota de Queensland e foi resgatado depois de escrever “SOS” na areia.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.