A quarta edição do certame ÉvoraWine, dedicado aos apreciadores de vinho, está marcada para o próximo fim de semana, com a presença de 40 produtores e cerca de 250 vinhos à prova, foi esta quarta-feira divulgado.

Dedicado ao tema “Alentejo – o saber do vinho”, o evento vai decorrer na Praça do Giraldo, em Évora, no sábado e no domingo, a partir das 17h00, apenas com a participação de produtores alentejanos, e a edição deste ano pretende dar a conhecer aos visitantes o que de melhor se faz no Alentejo, desde vinhos, azeites e outros produtos regionais.

Segundo os promotores, no âmbito deste evento, está marcado para a próxima sexta-feira, às 09:00, no Auditório do Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, o simpósio intitulado “Sustainability: Future4Wine”, uma iniciativa organizada pela Universidade de Évora e Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

A sustentabilidade da vinha vai ser o tema central deste simpósio, integrado no Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que conta com a presença de vários especialistas nesta área.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No sábado e no domingo, o programa do evento inclui ainda provas comentadas, cursos de iniciação, debates, dois “showcookings”, com os chefes Rui Fialho e Pedro Carvalho, e dois “workshops”, que permitirão aos presentes “apurarem os seus sentidos e ajudá-los a identificar quais os melhores vinhos para o verão”.

Para o presidente da CVRA, Francisco Mateus, esta é “uma iniciativa de sucesso que presta uma verdadeira homenagem ao mais icónico produto da região alentejana, o vinho”.

O evento, promovido por duas empresas, conta com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Turismo do Alentejo e Ribatejo, município e de várias empresas.

Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, que possui cerca de 22 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para todo o mundo, sendo Brasil, Estados Unidos, Angola, China e Rússia alguns dos principais mercados.