Nem encomendas online, nem maratonas pelas lojas, nem pedidos às amigas que iam passar férias ao Brasil. Quando Marta Fonseca queria um fato de banho ou um biquíni, sentava-se à secretária e desenhava o que pretendia. Depois, era só mandar fazer. A pouco e pouco, família e amigas começaram a pedir-lhe também que desenhasse modelos para elas. A irmã, Inês Fonseca, e Fernanda Santos, agente têxtil, viram logo uma oportunidade de negócio. E assim nasceu a Latitid.

Em 2013, as três registaram a marca e fizeram mil peças, para testar a receção do público. Começaram com as vendas online, pouco tempo depois seguiu-se um showroom numa das principais ruas comerciais do país, a Rua Garrett, em Lisboa, outro em Leça da Palmeira, mais perto da praia, e ainda a Vila Joya, no Algarve. Correu bem. Inês Fonseca deixou o trabalho na Unilever e ficou com a área financeira, do marketing e das vendas, e Marta Fonseca disse adeus à Parfois e continuou a desenhar biquínis e fatos de banho, mas agora a tempo inteiro, para todas as mulheres que os queiram comprar.

Fato de banho “Gelato” (103€). © Latitid

Atualmente, quem quisesse experimentar um dos modelos da Latitid tinha de marcar hora no showroom da Rua da Senhora da Luz, no Porto, ir até à Embaixada, em Lisboa, onde há uma loja pop-up, ou ao Quinta Shopping, na Quinta do Lago, no Algarve. A partir de quinta-feira, a marca tem finalmente um espaço próprio de portas abertas todo o ano. Fica também na Rua da Senhora da Luz, na Foz, a poucos passos da Praia do Ourigo.

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No entanto, é para a ilha de Capri que Marta Fonseca quer remeter os clientes com a nova coleção. “Latitid deriva da palavra latitude porque a minha irmã inspira-se numa cidade diferente todos os anos e a coleção tem o nome dessa latitude”, explica Inês. A primeira coleção foi inspirada no Porto, a cidade das três sócias. O ano passado, a eleita foi Istambul. Para este verão, a imaginação viajou até à ilha italiana. “Tentamos sempre arranjar cidades que nos digam alguma coisa e que também estejam dentro das tendências do que se vai usar”, explica Marta.

Na loja há vários modelos em exposição (e provadores para quem quiser experimentar). © Anselmo G. Teixeira / Divulgação

Na Latitid, as tendências deste verão passam muito pelo fato de banho, “que veio para ficar”, confidencia a designer. Em termos de cortes, nos biquínis mantém-se a procura pelos tops subidos e caem os lacinhos das cuecas, que se querem agora mais simples. A nível de cores, “branco, sem dúvida”, verde garrafa e azul petróleo. Nos estampados, predominam os tropicais.

Quanto à latitude da marca, todas as direções apontam para Portugal: tanto o design quanto a produção são nacionais. Em termos de materiais, uma das novidades é o uso de licras com texturas. Na nova loja haverá também algumas saídas de praia, macacões, bolsas e umas pulseiras da marca espanhola Guanabana.

Biquíni “Limoncello” (91,50€). © Latitid

Em meados de junho há outra novidade, mais a sul. “Estamos quase a abrir uma loja pop-up na Casa da Cultura, no centro da Comporta”, explica Inês Fonseca. De norte a sul do país, os biquínis custam entre 90€ e 92,50€ e os fatos de banho variam entre os 95€ e os 115€. Ao todo, a coleção Capri tem 24 modelos diferentes e cada um está disponível em três cores. Inês e Marta podem não ter as águas cristalinas e a paisagem de Capri na nova loja, mas prometem uma novidade todas as semanas. Para que os clientes saiam de lá tão satisfeitos como se tivessem estado de férias.

Nome: Latitid
Morada: Rua Senhora da Luz, 81, Porto (Foz)
Horário: De segunda a sexta das 10h30 às 19h, sábado das 10h30 às 15h e das 16h às 19h30
Site: www.latitid.com