A Forbes divulgou esta quarta-feira a lista dos 100 desportistas mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é português e pertence a Cristiano Ronaldo. Entre ele e o seu maior rival, Lionel Messi, que aparece em terceiro, há um basquetebolista que os separa: é o jogador da NBA LeBron James, que ocupa a segunda posição.

Os 82,6 milhões de euros que Cristiano Ronaldo arrecadou na última época valeram-lhe o lugar mais alto do pódio. Da fortuna, cerca de 31 milhões tiveram origem em patrocínios e contratos publicitários. Nike, Herbalife, MEO/Altice são algumas das marcas que contribuíram para este primeiro lugar do português no ranking dos desportistas mais ricos do mundo.

O jogador dos Cleveland Cavaliers LeBron James ocupa o segundo lugar com 76,5 milhões de euros ganhos, separando os dois maiores rivais do mundo futebol. Porque Lionel Messi é o terceiro desportista mais bem pago do mundo, tendo recebido 71 milhões de euros.

O tenista Roger Federer e o jogador de basquetebol Kevin Durant ocupam respetivamente a terceira e quarta posições. Os primeiros cinco lugares são ocupados pelas mesmas personalidades do ano anterior, apenas com LeBron James e Lionel Messi a trocar de posições. Juntos ganharam mais de 2,7 mil milhões de euros, menos 1% comparativamente ao ano passado.

Num ranking dos 100 desportistas mais bem pagos há apenas uma mulher, e aparece na posição 51. É a tenista norte-americana Serena Williams, com 23,9 milhões de euros ganhos.

A lista tem desportistas de 21 países diferentes mas os norte-americanos dominam com 63 posições. O ranking da Forbes contabiliza salários, prémios e bónus recebidos pelos desportistas entre o dia 1 de junho de 2016 e 1 de junho deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR