Alejandro Rodriguez, Manuel Bermudez e Victor Prada são os três homens que foram oficialmente reconhecidos como ‘unidos’ na Colômbia. A primeira união oficial de três homens na Colômbia vai ser comemorada, nos próximos meses, com uma cerimónia oficial.

“Nós queremos tornar público aquilo que até agora era íntimo”, disse Prada, de 23 e o mais novo dos três.

Nós não temos razão para esconder. Nós estamos só a ajudar as pessoas a perceber que há diferentes formas de amor e diferentes tipos de famílias”, declarou Prada, citado pelo The Guardian.

Quando um notário público, em Medellín, na Colômbia, assinou os documentos no mês passado e formalizou a união entre Rodriguez, Bermúdez e Prada, os jornais locais declararam que tinha sido realizado o primeiro casamento homossexual entre três indivíduos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, do ponto de vista legal, a união entre os três não é considerado um casamento, de acordo com o Gérman Rincón-Perfetti, o advogado que compôs o documento. “Segundo a lei colombiana, o casamento só acontece entre duas pessoas, assim tivemos de inventar um novo conceito: uma união patrimonial especial“.

O documento diz que a união entre eles os três constituem uma família e são companheiros legais uns dos outros.

Nós somos uma família, uma trieja“, disse Prada, utilizando a versão espanhola do termo throuple, o que indica que há uma relação estável entre os três homens.

Nós já éramos uma família antes disto. O documento só veio formalizar tudo”, acrescentou.

Bermudez e Rodriguez estão juntos há 18 anos e foram o primeiro casal gay na Colômbia a receber a legalização da sua relação, em 2000, 16 anos antes do Tribunal Constitucional daquele país legalizar o casamento homossexual.

A legalização do casamento homossexual só aconteceu em 2016, na Colômbia, um ano depois de terem sido dados os mesmos direitos de adoção a casais heterossexuais e homossexuais.

Naquela altura este assunto nem era debatido”, disse Bermudez.

Durante oito desses 18 anos, eles mantiveram uma relação a três que incluía Alex Esneider Zabala. Há quatro anos, Prada juntou-se a esta relação poliamorosa, que totalizava já quatro elementos.

Mas Zabala acabou por morrer, ficando apenas Prada, Bermudez e Rodriguez.

Os três procuraram formalizar a sua relação legalmente. Rincón-Perfetti, que há 17 anos que elaborou o documento para legalizar a relação entre Bermudez e Rodriguez, ofereceu-se para ajudar. E não conhece nenhuma outra relação poliamarosa, no mundo inteiro, à qual tenha sido concedido o reconhecimento legal.

“Há muitos throuples, mas são completamente clandestinos”, disse Rincón-Perfetti. Agora já há especialistas em casais poliamorosos que procuram obter o mesmo reconhecimento legal, depois dos media terem dado a notícia sobre Prada, Bermudez e Rodriguez.

Os três homens e o seu advogado dizem que a união celebrada não pode ser desfeita. Bermúdez e Rodriguez celebraram sua união de 18 anos em várias cerimónias diferentes ao longo dos anos. Mas, para Prada a celebração da união a três será a sua primeira e ele quer que seja especial.

Uma oficial feminina vai comandar a parte espiritual do ‘casamento’, onde querem que atuem três grupos de dança, representado a água, o fogo e a terra. Um quarto grupo vai representar o ar, em memória do quarto elemento da relação poliamorosa, Zabala, que entretanto faleceu.