477kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Vídeo. Uma nova viagem sobre Plutão e a sua lua Caronte

Este artigo tem mais de 5 anos

A NASA divulgou imagens da passagem da sonda New Horizons por Plutão, e pela sua lua gigante, Caronte, que forneceu informações surpreendentes sobre o planeta anão.

O mapeamento digital e representação foram levadas a cabo por Paul Schenk e pelo Instituto Lunar e Planetário de John Blackwell, em Houston
i

O mapeamento digital e representação foram levadas a cabo por Paul Schenk e pelo Instituto Lunar e Planetário de John Blackwell, em Houston

O mapeamento digital e representação foram levadas a cabo por Paul Schenk e pelo Instituto Lunar e Planetário de John Blackwell, em Houston

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A sonda espacial New Horizons, da NASA, realizou com sucesso uma aproximação histórica a Plutão, que forneceu uma diversidade de informação surpreendente sobre o planeta. Agora, os cientistas da missão criaram um vídeo onde são mostradas imagens únicas desta aproximação, que incluem novas perspetivas de diversos recursos que foram descobertos no planeta anão e que mudaram aquilo que já sabíamos.

O mapeamento digital e representação foram feitos por Paul Schenk e pelo John Blackwell, do Instituto Lunar e Planetário, em Houston.

Segundo o relato do ABC, a viagem por Plutão começa nas terras altas do sudoeste da grande extensão plana de gelo de nitrogénio, informalmente conhecida por Sputnik Panitia. O espectador vê, em primeiro lugar, a margem ocidental de Sputnik, onde se encontra o escuro terreno de crateras, Cthulhu Macula.

A sonda viaja depois para norte, onde passa pelas acidentadas terras de Voyager Terra. Continua rumo a sul, passando por Pioneer Terra, que é constituído por profundos e grandes “poços”. Conclui a viagem em Tártar Dorsa, no extremo este do hemisfério.

O voo sobre a enorme lua Caronte começa no topo do hemisfério onde a sonda New Horizons realizou a sua maior aproximação. De seguida, desce sobre a garganta Serenity Chasma. Voa para norte, passando pela cratera Dorothy Gale e pela escura capa polar Mordor Macula. Desloca-se para sul, percorrendo o terreno norte de Oz Terra e termina nas planícies equatoriais, Vulcan Planum Clarke Montes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.