A renascida Alpine está de volta ao convívio entre os grandes e com ambições grandiosas. Pelo menos, a fazer fé no posicionamento que os responsáveis da marca francesa decidiram dar aos seus modelos, assumindo-os como rivais directos da estatutária marca alemã de superdesportivos Porsche. À qual, aliás, a Alpine – já não o esconde – promete fazer marcação cerrada.

Depois do regresso à actividade com o lançamento de um pequeno desportivo de tracção traseira, o A110, que desde logo se posicionou como um rival do Porsche Cayman, eis que a britânica Auto Express vem agora noticiar que a Alpine está já a preparar um segundo modelo para engrossar a sua oferta. O qual será nada mais, nada menos que um SUV desportivo, destinado a fazer frente ao Porsche Macan.

Agendado já para 2019, este SUV é visto pelos responsáveis da marca francesa como a solução ideal para ajudar a garantir, desde cedo, o reforço económico da companhia, uma vez que se trata de um tipo de produto que hoje em dia revela bastante mais procura que, por exemplo, um pequeno desportivo. Sendo que, ao posicioná-lo como uma proposta também mais desportiva, a Alpine espera conseguir atrair não só os clientes dos SUV ditos normais, mas também os que têm o Porsche Macan como referência.

Segundo revelou uma fonte não identificada à revista, ainda o A110 não tinha sido dado a conhecer e já os engenheiros e designers da marca francesa estavam a trabalhar no SUV. O qual, concebido segundo as mesmas linhas e soluções técnicas do desportivo, estará já em fase de desenvolvimento. Pode ver as fotos exclusivas aqui.

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O futuro modelo ainda não terá nome, parecendo já certo que beneficiará de muita da tecnologia, experiência e know-how amealhados pela Aliança Renault-Nissan neste tipo de veículos. Permitindo assim à Alpine oferecer tanto versões de duas como de quatro rodas motrizes.

No entanto, o futuro SUV diferenciar-se-á sempre por aquelas que deverão ser as características de qualquer modelo Alpine. A começar por uma extrema leveza e agilidade, resultado igualmente da adopção de tecnologias como é o caso das quatro rodas direccionais. Solução desenvolvida pela Renault Sport que, inclusivamente, vai marcar presença na versão mais desportiva do novo Mégane e que visa ajudar a uma maior capacidade em curva.

Quanto a motores, o SUV da Alpine deverá surgir inicialmente com um quatro cilindros 1,8 litros turbo a gasolina, a debitar qualquer coisa como 300 cv de potência, ou seja, o mesmo motor que deverá estar no Mégane R.S.. Sendo que, embora ainda nada tenha transpirado, de forma oficial, quanto a outras motorizações, a verdade é que os responsáveis da marca já abordaram pública e oficialmente a possibilidade de os futuros Alpine virem a contar com tecnologias de propulsão híbridas ou até mesmo eléctricas.

De referir ainda que, tal como acontece com o exterior, também no interior o segundo modelo da marca francesa deverá ir buscar muita da sua inspiração ao desportivo A110, apostando num habitáculo de certa forma minimalista, ainda que sem descurar a qualidade e até o luxo. Desde logo, graças à inclusão de bacquets desportivas à frente, ao mesmo tempo que, para a segunda fila, poderá vir a existir a possibilidade de optar entre dois e três lugares.

No que diz respeito a preços, o SUV Alpine apostará certamente em apresentar-se ao mercado com preços abaixo dos praticados pelo Porsche Macan, com a Auto Express a avançar inclusivamente as 40 mil libras (pouco mais de 45 mil euros) como valor de entrada.