O candidato do PSD à Câmara Municipal do Porto, Álvaro Almeida, apresentou nove pedidos de impugnação das listas de Rui Moreira para as autárquicas de outubro. De acordo com o jornal Público, o social-democrata considera que a candidatura do atual presidente da autarquia induz os eleitores em erro.
Uma das questões levantadas por Álvaro Almeida tem que ver com o facto de Rui Moreira fazer referência ao termo “partido” nas suas listas, e isso aplica-se às listas para a câmara municipal, mas também para as assembleias e juntas de freguesia. Citado pelo Público, Álvaro Almeida defende que este termo “induz os leitores em erro, fazendo passar a ideia de que há um ‘partido local’ no Porto ligados à candidatura independente de Rui Moreira”.
Outro ponto prende-se com a utilização da imagem do próprio Rui Moreira nas listas para os diferentes órgãos autárquicos. ““Se não é candidato não pode ter nome nos boletins de voto”, defende Almeida, citado pelo mesmo jornal.
O tribunal terá de pronunciar-se até à próxima segunda-feira, mas o diretor de campanha do presidente da Câmara do Porto, Nuno Santos, diz que ainda não foi informado dos pedidos de impugnação. Os responsáveis da candidatura estão, no entanto, “tranquilos”. “Temos a certeza absoluta de que fizemos tudo bem e, até ao momento, tudo foi aprovado pelo tribunal”.