Líder mundial de vendas no seu segmento desde 2014, além de liderar o top de vendas dos veículos eléctricos no mercado alemão, o compacto eléctrico BMW i3 está de volta às luzes da ribalta, após restyling. Mais do que os retoques na estética, equipamento e serviços propostos com a versão dita standard, é a nova variante i3s aquela que maiores novidades traz e interesse desperta.
Começando pela versão standard, para a qual a BMW reclama “um aspecto mais largo e desportivo”, as alterações resumem-se à disponibilização das ópticas Full LED, agora já como parte do equipamento de série, além de dois novos tons de pintura (Melbourne Red Metallic e Imperial Blue Metallic), pára-choques redesenhados e algumas novas aplicações de cor contrastante na carroçaria.
Já à nova variante i3s, pelo contrário, não lhe faltam motivos de interesse acrescido. Desde logo, uma suspensão desportiva, com vias 40 mm mais largas que no modelo standard, além de jantes em liga leve de 20″, também elas meia polegada mais largas.
No entanto e como para a BMW largura parece ser sinónimo de maior feelling desportivo, o i3S traz não só um novo modo de condução Sport, como também mais potência – mais concretamente, 184 cv, num motor que garante ainda 270 Nm de binário. Números que poderão parecer não muito impressionantes, mas que não deixam de ser uma melhoria significativa face aos 170 cv e 250 Nm da versão dita standard. Garantindo, por exemplo, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,9 segundos, contra os 7,3 segundos do i3 “normal. Isto, além de “capacidades de condução eléctrica melhoradas”, diz a BMW…
Localizadas no piso do veículo, as baterias de iões de lítio anunciam, no i3, uma autonomia de 290 a 300 km, segundo o ciclo NEDC; entre 235 e 255 km, aplicado o WLTP; e de mais de 200 km, numa utilização em áreas urbanas. Com o consumo a cifrar-se, neste caso, entre os 13.6 e 13.1 kWh para cada 100 km.
Já o mais desportivo i3s promete consumos de 14.3 kWh para cada 100 km, prometendo um alcance de 280 km no ciclo NEDC, 235 a 245 km no WLTP, e os mesmos mais de 200 km numa utilização do dia-a-dia.
Tanto um como o outro contam com a possibilidade de acoplar o já conhecido extensor de autonomia, sinónimo de um pequeno motor a gasolina responsável por fazer funcionar um gerador que, por sua vez, se encarrega de recarregar as baterias. Garantindo assim um aumento na autonomia que pode variar entre os 180 e os 330 km, consoante o ciclo aplicado.
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Os novos i3 passam a dispor ainda do entretanto melhorado interface iBMW iDrive 6 com Connected Drive, responsável por tornar mais fácil e rápido encontrar um lugar de estacionamento ou de carregamento vago, sendo que, como opcional, é igualmente proposto um novo cabo de carregamento rápido, capaz de permitir abastecimentos de electricidade em tomadas de 120 e 240V, com cargas de até 3,6 kW.
Com apresentação ao público agendada já para o Salão Automóvel de Frankfurt, em Setembro, o novo i3 deverá entrar em comercialização logo a seguir, com preços ainda por anunciar.