Embora sejam os grandes construtores automóveis que maior destaque e atenção recebem, o Salão Automóvel de Frankfurt é também feito dos pequenos e muitas vezes desconhecidos pequenos fabricantes – muitos deles, ainda, à procura de um lugar ao sol. Como é o caso, por exemplo, da Thunder Power, que se dedica exclusivamente aos veículos eléctricos.

Dois anos depois de ter passado pelo salão alemão com o protótipo de um sedan, a marca de Taiwan regressou, este ano, com um novo protótipo – um SUV a que chamou Future Vision. Para passar à produção quando, pergunta o leitor? Isso, depois logo se vê…

A companhia chinesa, que conta já com um centro de investigação e desenvolvimento na cidade italiana de Milão, revela que o Future Vision tem a mesma plataforma do sedan apresentado em Frankfurt, em 2015, ainda que, neste caso, adequada a uma utilização mais desportiva. Garantida através não só da utilização de uma suspensão mais evoluída, multilink, mas também montando as baterias numa posição bastante mais baixa, para melhorar o centro de gravidade do carro e, consequentemente, a estabilidade.

Já sobre o sistema propulsor (eléctrico), o fabricante pouco ou nada revela, anunciando apenas que será capaz de oferecer uma potência máxima de 576 cv, além de uma autonomia de 400 km. Agora, se estes são números confirmados ou apenas estimativas, nem uma palavra da Thunder Power…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, design é algo que não falta a este concept – ou não se tratasse de uma marca com um pé em Itália. Com o modelo a destacar-se também por um interior luxuoso e distinto – a começar, desde logo, pelo tablier cuja frontal é totalmente em vidro e serve de ecrã para exibir as mais variadas informações. Já quanto ao espaço e ao conforto, é bem melhor o segundo que o primeiro, em particular nos lugares traseiros, onde os mentores deste Future Vision parecem ter-se esquecido da falta que faz algum espaço para as pernas!

Finalmente e quanto a aspectos mais “corriqueiros”, como a data de apresentação da versão de produção, ou até mesmo o arranque da própria produção, a Thunder Power nada adianta. Preferindo assegurar que o sedan apresentado há dois anos em Frankfurt deverá demorar ainda mais dois anos para passar à produção.

E, para manter potenciais clientes interessados, fica também a promessa de um “coupé edição especial”, para muito breve… Concept, evidentemente!