O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, saudou esta terça-feira o “discurso muito europeu” do chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, perante alunos da Universidade de Sorbonne, em Paris, tendo agradecido o “apoio ao trabalho das instituições” da UE.
“Um discurso muito europeu do meu amigo Emmanuel Macron”, escreveu Juncker na sua conta na rede social Twitter.
Un discours très européen de mon ami @EmmanuelMacron.L’Europe a besoin de courage.Merci pour votre soutien au travail des institutions UE ????????
— Jean-Claude Juncker (@JunckerEU) September 26, 2017
O chefe de gabinete do Presidente da Comissão Europeia, Martin Selmayr, também aplaudiu o discurso do Presidente francês na mesma rede social e disse que “raramente a Europa viu essa convergência de pontos de vista entre um presidente francês e um presidente da Comissão”.
Rarely Europe saw such convergence of views btw a French President+a Commission President. Some nuances, yes. But also strong commonalities.
— Martin Selmayr (@MartinSelmayr) September 26, 2017
As ideias de Macron para “fortalecer a zona euro” serão discutidas na cimeira do euro em Dezembro, juntamente com as propostas de Juncker, indicou o chefe de gabinete.
Macron tem um plano para a Europa – e revela algumas ideias na Sorbonne
Os comissários da UE também saudaram a posição de Macron, dizendo ainda que as suas propostas já correspondem a projetos lançados e propostos pelo executivo europeu.