“Onde é que elas estão? Viste as chaves do meu carro?” Quantas não foram já as vezes em que terá passado por situações deste tipo – de autêntico desespero, por precisar mesmo de sair e, de repente, não fazer a mínima ideia onde é que estão as chaves do seu automóvel. Saiba então que a Bosch diz ter encontrado a solução para acabar com esse stress. Chama-se Perfectly Keyless e é uma chave digital que não só pode ser configurada de acordo com as preferências do utilizador, como permite a abertura e o fecho das portas e, até, colocar o motor em funcionamento.

A Perfectly Keyless, o nosso sistema digital de acesso ao veículo, significa que os condutores irão conseguir utilizar os seus carros sem chaves tradicionais. É um excelente exemplo de mobilidade conectada, livre de stress”, afirma o presidente da divisão Bosch Automotive Electronics, Harald Kröger.

Mas, como é que isto funciona? Assim que o utilizador se aproxima do automóvel, o respectivo smartphone é identificado pelos sensores de bordo. “Após a identificação, o carro destranca sem necessidade de uma chave física – da mesma forma que não é necessária nenhuma chave para iniciar o motor ou para trancar o carro no fim do percurso”, explica Kröger.

Para que a Perfectly Keyless funcione, é necessário que o automóvel tenha o hardware apropriado, o que significa que tem de estar equipado com sensores de proximidade e uma unidade de controlo. Os primeiros para que seja possível detectar a aproximação do utilizador e medir a distância do telemóvel para o carro, ao passo que a unidade de controlo serve para administrar a chave digital de segurança e garantir que o smartphone, a cloud e os sistemas do veículo comunicam sem problemas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Satisfeitos estes requisitos, tudo começa com o download de uma aplicação para o smartphone e a conexão do veículo à app. Com o sistema a gerar, a partir daí, uma chave digital única, concebida exclusivamente para o automóvel em causa.

Gerada a chave digital, dispensam-se as chaves físicas: basta que o smartphone esteja na mão ou nos bolsos do proprietário do veículo, a uma distância máxima de dois metros, para que as portas da viatura se destranquem, e automaticamente o automóvel adopte as preferências anteriormente definidas pelo utilizador – da posição dos retrovisores à regulação do banco.

Já com o condutor e o telemóvel deste a bordo, basta carregar no botão “Start” do automóvel para colocar o motor em funcionamento e seguir viagem.

Uma vez chegado ao destino, depois de o condutor desligar o motor e sair do veículo, não tem de se preocupar com mais nada. Assim que ele se afasta – os tais 2 metros de distância, o sistema imediatamente procede ao fecho das portas da viatura, com o smartphone a receber inclusivamente uma confirmação de que o veículo está trancado e seguro.

[jwplatform P85sDQc5]

Os utilizadores da tecnologia Perfectly Keyless podem também recorrer a uma aplicação para autorizar outras pessoas a conduzirem o seu veículo. Neste caso, o sistema gera uma chave de segurança adicional e individual, enviando-a através da cloud para o smartphone da pessoa em questão. Por um lado, isso facilita a tarefa de quem empresta, que assim escusa de ter de entregar pessoalmente uma chave física, por outro, confere-lhe a garantia de que o seu veículo está protegido contra acessos não autorizados. Simultaneamente, a pessoa que foi autorizada a utilizar o automóvel, ao usar a sua chave digital, vê imediatamente serem aplicadas as suas preferências se as tiver predefinido. Mais: “os utilizadores podem receber ou perder acesso de forma digital, sujeitos aos limites geográficos e temporais, caso seja esse o objectivo”, assegura a Bosch, acrescentando que esta solução não só é segura, como pode ser uma ferramenta útil para fornecedores de serviços de partilha de automóveis, ou gestores de frotas.

Por motivos de segurança, em caso de perda do smartphone com a app instalada, a chave digital pode ser desactivada online, acção que bloqueia o acesso ao veículo, com este a continuar a funcionar (como sempre) com a chave convencional. Mas se perder o telemóvel e já está “viciado” na facilidade promovida pela solução da Bosch, saiba que nada impede que volte a conectar um novo smartphone ao seu carro e a obter uma nova chave de segurança única.