O Presidente dos EUA, Donald Trump, desistiu da ideia de enviar o suspeito do atentado da última terça-feira em Nova Iorque — que resultou em 8 mortos e 15 feridos — para a prisão de Guantánamo uma prisão de alta segurança em Cuba que a Administração Obama tentou, sem êxito, encerrar. Contudo, reiterou a ideia de que o atacante, Sayfullo Saipo, deve ser executado.

Através da sua conta do Twitter, Trump disse que “amaria enviar o terrorista de [Nova Iorque] para Guantánamo, mas estatisticamente esse processo demora muito mais do que ir pelo sistema federal”. Noutro tweet, o Presidente dos EUA diz que “há algo de apropriado em mantê-lo no lar do horrível crime que cometeu”, apelando ainda a que se aja rapidamente rumo à – conforme escreveu – “PENA DE MORTE!”.

O Presidente dos EUA tinha declarado a intenção de enviar o suspeito do atentado para a prisão de Guantánamo esta quarta-feira. Trump, numa declaração ao país, diz que é tempo de “deixar o politicamente correto“, já que o politicamente correto traz o “medo de fazer qualquer coisa“. E acrescentou: “Temos de ser mais duros e mais inteligentes [no controlo da imigração e no combate ao Terrorismo].”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na resposta a uma das perguntas dos jornalistas sobre se iria enviar o autor do atentado terrorista, Sayfullo Saipo, para Guantánamo, Trump afirmou: “Certamente que vou considerar isso. Certamente vou considerar isso. Manda-lo para o ‘Gitmo’. Certamente vou considerar isso.”

Na sua declaração, Trump lamentou este “ato horrível” e garantiu que a sua Administração está em permanente coordenação com as “autoridades federais e locais para investigar o ataque e fazer uma investigação ainda mais ostensiva a este animal que fez o ataque“. O presidente dos EUA disse ainda que vai solicitar ao Congresso que “se livre imediatamente” do programa de imigração que considera uma “lotaria”.

Donald Trump revelou: “Este homem que entrou, ou o que quer que lhe queiram chamar, trouxe com ele outras pessoas. E ele era o ponto de contacto, o principal ponto de contacto, e isto era só o início, pois 23 pessoas entraram ou iriam no futuro viriam ter com ele. E isso não é aceitável.

O presidente Trump lembrou que “os terroristas estão constantemente” a tentar atingir os EUA, o que exige uma resposta “implacável das autoridades norte-americanas na aplicação da lei, na segurança interna e dos serviços de inteligência no sentido de manter a América segura.”

Antes da declaração, o presidente norte-americano já tinha utilizado o Twitter para colar os democratas ao atentado. O terrorista que operou o ataque em Nova Iorque, destacou Trump, chegou aos Estados Unidos através do Programa de Lotaria de Vistos de Diversidade, “uma beleza de Chuck Schumer”, senador democrata do estado de Nova Iorque, que é um dos ódios de estimação do presidente republicano.

Donald Trump assumiu ainda que a sua administração está “a lutar arduamente por uma imigração baseada no mérito, não queremos mais sistemas de lotaria democratas. Temos de nos tornar muito mais duros (e espertos)”.

Schumer respondeu a Trump também através do Twitter, dizendo que “o Presidente Trump, em vez de politizar e dividir a América, o que sempre parece fazer em épocas de tragédia nacional, devia unir [os norte-americanos”. E acrescentou: “O Presidente Trump devia focar-se na solução real – o financiamento do antiterrorismo, que ele propôs cortar no mais recente orçamento.”