Rádio Observador

Koenigsegg

Agera RS é o novo rei da velocidade e bate o Chiron

Esqueça o Chiron, o Koenigsegg Agera RS está aí para arrasar! Depois de já ter batido o Bugatti na aceleração, o sueco rouba mais um recorde ao Bugatti, ao tornar-se no mais rápido do mercado.

Autor
  • Francisco António

O Bugatti Chiron já era! Especialmente para quem procura velocidade pura, o Koenigsegg Agera RS é agora o rei, pois acaba de alcançar, numa tentativa realizada nos EUA, a maior velocidade já registada por um carro homologado para estrada: 447,2 km/h.

O feito, alcançado segundo as exigências do Livro dos Recordes do Guiness, ou seja, num percurso que tem de ser cumprido nos dois sentidos, foi alcançado durante uma tentativa realizada pela própria marca, em Pahrump, no estado norte-americano do Nevada. Ao volante esteve o piloto de testes da Koenigsegg, Niklas Lilja, tendo a recolha de todos os dados, forma a tornar o feito oficial, estado a cargo da Racelogic.

Recorde-se que, há pouco mais de um mês, o mesmo Koenigsegg Agera RS já havia derrubado um outro recorde até aí na posse do rival francês, ao cumprir a aceleração dos 0 aos 400 km/h e posterior travagem de regresso ao 0 km/h, em somente 36,44 segundos. Ou seja, menos 5,5 segundos que o Bugatti.

Quanto ao segundo recorde agora derrubado, alcançado numa estrada fechada para o efeito e com o apoio do Departamento dos Transportes do Nevada, visava melhorar uma marca alcançada em 2010 por um Bugatti Veyron sem qualquer restritor, conduzido pelo piloto oficial de testes da marca, Pierre Henri Raphael, na pista de testes da Volkswagen, em Ehra-Lessien, na Alemanha.

No entanto, importa referir que o carro que a Bugatti lançou, com o intuito de assinalar este feito, o Veyron Super Sport World Record Edition, já não surgia equipado com um limitador de velocidade que cortava a potência aos 415 km/h, para manter a integridade dos pneus, permitindo-lhe atingir 431 km/h.

Mas esta é uma batalha que promete não ficar por aqui, pois não só a Bugatti anunciou já a intenção de melhorar este recorde no próximo ano com o Chiron, que possui 1.500 cv contra os 1.200 da versão especial do Veyron, como existe neste momento um novo pretendente à coroa do automóvel de estrada mais rápido do mundo – nada mais, nada menos, que, o novo Hennessey Venom F5. Proposta cujos criadores já afirmaram pretender fazer chegar aos 484,4 km/h.

Finalmente e quanto ao novo detentor do recorde, o Koenigsegg Agera RS, não deixa de ser igualmente importante referir que conta com um recentemente renovado V8 5,0 litros biturbo, a anunciar 1.360 cv de potência e 1.371 Nm de binário. Argumentos a que se junta um peso de apenas 1.295 kg. Veja aqui o vídeo do recorde:

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)