266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Luaty para Isabel dos Santos: "Olá, irmã, como te sentes por seres despedida?

Este artigo tem mais de 3 anos

O ativista Luaty Beirão reagiu com vários tweets à decisão de João Lourenço de afastar Isabel dos Santos da Sonangol. "Estou maluco", escreveu. "João Lourenço veio com nervo, está a sair muito bem."

i

Luaty Beirão deixou algumas mensagens dirigidas a Isabel dos Santos nas redes sociais. "Como te sentes", perguntou-lhe de forma irónica

JOOST DE RAEYMAEKER/LUSA

Luaty Beirão deixou algumas mensagens dirigidas a Isabel dos Santos nas redes sociais. "Como te sentes", perguntou-lhe de forma irónica

JOOST DE RAEYMAEKER/LUSA

Desde que Isabel dos Santos foi exonerada do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol, o rapper e ativista luso-angolano tem feito declarações e deixado várias mensagens nas redes sociais onde deixa claro o espanto pela decisão de João Lourenço.

“Porra, sai uma marcha de apoio?”, perguntou, reagindo a um post onde era anunciada a demissão de Isabel dos Santos. “‘Tou malaike [maluco]. O kota rebentou o ninho de marimbondos [vespas]”, continuou, e depois fez um tag para a conta de Twitter de Isabel dos Santos, a quem perguntou: “Como te sentes nesta exoneração inaugural?”.

As mensagens para Isabel dos Santos continuaram, desta vez em inglês. “Hey, irmã com uma grande inteligência, como é que te sentes por teres sido despedida? É melhor que te comeces a habituar”, escreveu, novamente com um tag para a filha mais velha de José Eduardo dos Santos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois, publicou uma fotografia onde aparecia sorridente e ao lado da filha. A legenda voltava a remeter para Isabel dos Santos: “Eu e a minha filha ao recebermos a notícia da exoneração da Isabel dos Santos. JLo [alcunha para João Lourenço] veio com nervo, ‘tá a sair muito bem”.

E, mais à frente, partilhou uma série de mensagens que Tchizé dos Santos terá enviado num grupo de WhatsApp, onde criticou a decisão de João Lourenço, que ordenou que fossem cancelados os contratos entre a TPA, cadeia de televisão pública de Angola, e a Semba Comunicações. Esta empresa é detida em partes iguais por Tchizé dos Santos, que além de ser deputada do MPLA faz parte do comité central do partido, e por José Eduardo Paulino dos Santos, o filho de José Eduardo dos Santos mais conhecido pelo seu nome artístico, Córeon Dú.

Nas várias mensagens que enviou, a filha de José Eduardo dos Santos, deputada do MPLA e dona da Semba Comunicações, empresa cujos contratos com a televisão pública angolana foram agora cancelados, dizia que está a “apanhar por tabela em fogo cruzado não sei vindo de onde” e disse que sonhava “que um dia um PR [Presidente da República] de Angola me outorgará um certificado de mérito, uma comenda pelos serviços à pátria”.

No excerto partilhado por Luaty Beirão, a mensagem continua, com Tchizé dos Santos a elencar os casos do músico Paul McCartney e da pintora Paula Rego, ambos reconhecidos pelo poder político devido ao seu trabalho. Depois, acrescentou: “Em Angola os cidadãos que elevam a imagem da pátria, levam as nossas novelas a serem nomeadas para um Emmy são perseguidos e achincalhados publicamente pelo PR”.

Luaty Beirão comentou da seguinte forma: “Começou a choradeira da deputada”.

As reações continuaram no Facebook. Naquela rede social, Luaty Beirão voltou a partilhar a fotografia que tinha colocado no Twitter, ao lado da sua filha, e deixou um novo comentário. “J.Lo… ‘tou malaike [maluco] contigo, papoite [sinónimo de pai, também utilizado para designar homens mais velhos]. Queria esperar os 100 dias, mas não dá para não parabenizar, ya? E manda um halla [cumprimento] na mamoite [mãe] ALo [Ana Lourenço, mulher do Presidente e governadora do Banco Mundial em Angola], porque de certeza que essas medidas têm também dedo dela”, escreveu no Facebook.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.