Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa. O ataque ocorreu por volta das 5:20 locais, em Kunu Araha, Mubi, de acordo com o que noticiou o site Punch.
“Neste momento, temos pelo menos 50 mortos” e muitos feridos, disse Othman Abubakar, citado pela Associated Press, acrescentando que o bombista era um adolescente e detonou os explosivos quando se encontrava entre os fiéis reunidos para a oração da manhã.
Othman Abubakar acrescentou ainda que o rapaz que se fez explodir tinha cerca de 17 anos e que “muitos feridos estão a receber tratamento em vários hospitais em Mubi, na zona onde os ataques ocorreram”.
“O ‘kamikaze’ fez-se explodir entre os fiéis durante as orações da manhã. Uma quinzena de fiéis morreram e muitos outros ficaram feridos”, disse, por seu lado, um responsável da agência de gestão de emergências (Sema) do estado de Adamawa, Haruna Furo, citado pela agência France-Presse.
Apesar de o ataque ainda não ter sido reivindicado, as suspeitas apontam para o grupo extremista islâmico Boko Haram, que está baseado no estado vizinho de Borno e tem sido responsável por numerosos atentados do mesmo tipo.
Mubi é uma das cidades do estado de Adamawa, ocupado pelos militares do Exército de Boko Haram em 2014.