Espanha caminha para fechar o ano de 2017 tendo atraído mais de 80 milhões de turistas estrangeiros, depois de já ter batido o recorde do ano passado no mês de novembro — um mês em que as Canárias foram o destino mais procurado e em que a Catalunha desceu pelo segundo mês consecutivo, na comparação homóloga, possivelmente devido à incerteza relacionada com o processo independentista.

Em novembro visitaram Espanha 4,4 milhões de turistas, o suficiente para superar, em 11 meses, o número de visitantes de todo o ano de 2016. Até final de novembro visitaram Espanha 77,8 milhões de turistas estrangeiros, mais 9,1% do que no mesmo período do ano anterior e contra os 75,6 milhões de todo o ano de 2016, segundo o El País. Se o número de dezembro se repetir face ao ano passado, quatro milhões, Espanha termina o ano com mais de 80 milhões de visitantes.

As Canárias foram o destino mais procurado no mês de novembro, 6,7% acima do mesmo mês do ano passado. Um dado mais curioso é que a Catalunha foi o segundo destino mais visitado em novembro, com 22,4% dos turistas que visitam Espanha — mas foi o segundo mês consecutivo de descida na comparação homóloga e ficou 2,3 pontos percentuais abaixo do registo do ano passado. Em outubro, as visitas à Catalunha tinham caído mais de 4,5%.

Em Portugal, o turismo cresceu 19% desde o início do ano, tendo registado em setembro o maior aumento, disse em novembro o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. “Os números do turismo desde o início do ano mostram que a estratégia que seguimos de diversificação dos espaços de turismo está a ter bons resultados e a ter um crescimento mais forte em regiões onde tinha menos intensidade”, afirmou o governante há cerca de um mês, em Fátima. O INE divulga o relatório relativo a novembro no dia 15 de janeiro de 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR